Bem debaixo do nariz


infiltrado

Você, dividindo a mesa com um dos chefões da máfia em Nova York e os seus companheiros. Imaginou a cena? O que achou: excitante ou amedrontadora? Para Joaquin García, havia um pouco – ou muito – dos dois.

Ele é o autor de Infiltrado: o FBI e a Máfia, livro que relata a investigação da família Gambino, considerada a mais poderosa no crime organizado nova-iorquino. Mais do que isso: Joaquin García era o próprio “infiltrado”. Com o pseudônimo de Jack Falcone, o premiado ex-agente da FBI foi designado para ingressar no universo dos Gambinos e ligar os pontos, a fim de desbaratar a organização da maneira mais ampla e eficaz possível.

O livro em si é bem escrito, com Joaquin García, um cubano naturalizado norte-americano, rememorando não só o caso dos Gambinos, como também as suas missões anteriores, durante os 26 anos que serviu ao FBI. Há palavrões, humor (sarcasmo, sobretudo), descrições detalhadas de sensações e acontecimentos, numa mistura que funciona bem.

A história da infiltração na máfia, claro, é a cereja do bolo. Tudo começa com um curso montado pelo FBI para que Joaquin García aprendesse a agir como um mafioso, sem levantar suspeitas. Inclua nesse comportamento o hábito de comer muito, o que rendeu ao ex-policial mais de 70 quilos extras.

Apesar da preparação, o risco sempre existe. E, durante o livro, há alguns momentos em que o leitor não consegue evitar uma certa apreensão, ao se colocar no lugar do espião. Ou você passaria imune à possibilidade (às vezes, bem concreta) de ser descoberto? Eu, pessoalmente, não.

À parte os eventos mais dramáticos, Infiltrado traz boas explicações sobre o funcionamento da polícia norte-americana e, ainda, o que se passa na cabeça de um agente secreto, tanto nos momentos de preparação, quanto na hora H. Vale a leitura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s