Dou-lhe uma! Dou-lhe duas!


livro caro

Dou-lhe três! Vendido! Pela bagatela de 14 milhões e 200 mil dólares, cerca de R$ 32,6 milhões.

Sim, este é o preço do livro impresso mais caro do mundo. Ele foi arrematado ontem, nos Estados Unidos, pela Sotheby’s de Nova York, uma empresa especializada em negociações e leilões de imóveis e outros artigos luxuosos. Se você gosta de coisa chique (e cara), clique aqui. Depois, pode olhar pela janela e pensar que somos todos iguais. Caso consiga, faça o favor de fechar esta página e não voltar mais a este blog.

Que bom que você não conseguiu e continua lendo. Voltando à história do livro… The Bay Psalm Book é uma coleção de salmos bíblicos traduzidos do hebreu para o inglês. Ok, isso não parece uma boa razão para alguém gastar tanto dinheiro. Pois bem… Na verdade, o grande chamariz dessas páginas amareladas é o fato de que elas formam a primeira obra impressa no que, hoje, seriam os Estados Unidos.

Explicando melhor: o livro foi publicado em 1640, por peregrinos puritanos de Cambridge, no estado de Massachussetts. E isso só aconteceu graças à primeira prensa (lembra-se de Gutemberg?) importada de Londres pela ex-colônia inglesa. Só existem 11 exemplares originais no mundo, estando quatro em “perfeitas condições” – este, inclusive, embora apresente diversos erros tipográficos.

Com 296 páginas e 19 centímetros de altura, The Bay Psalm Book foi arrematado pelo investidor e filantropo David Rubenstein, que tem uma fortuna calculada em 2,6 bilhões de dólares, segundo a publicação da revista Forbes de setembro. Agora, ele pretende alugar o livro para exibições em bibliotecas norte-americanas.

Só para terminar, como fazemos em muitas reportagens de economia, vamos a uma pequena lista do que se pode fazer com R$ 32 milhões.

13 Ferrari F12berlinetta

172 diárias na suíte de hotel mais cara do mundo

8 mil Playstation 4

228 milhões de ações da OGX, de Eike Batista. (tá, esquece, eu sei que ninguém mais quer.)

Agora que você chegou até aqui e se impressionou com o preço do livro, saiba que ele não é o mais caro da história. Não entendeu? A gente explica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s