Quem avisa amigo é…


joaquim nabuco

É possível que você não tenha o hábito de ler pelo computador. Eu, pelo menos, prefiro o bom e velho papel, com seu cheirinho, sua textura e até seus eventuais amassadinhos. Para completar, nada como a tinta preta firme sobre a folha branquinha (ou levemente amarelada).

Mas, se você já é mais moderno (a) ou está tentando se adaptar aos novos tempos, aí vai uma boa dica. Existe um site, ligado ao Ministério da Educação, que oferece muitos (muitos mesmo) livros para download gratuito. E o melhor: tudo dentro da lei! No total, a página disponibiliza 198.144 arquivos, divididos entre textos (182.453), imagens (11.905), sons (2.576) e vídeos (1.210).

Trata-se do Domínio Público, portal criado em 2004 e apresentado como “biblioteca digital desenvolvida em software livre”. Quando acessei pela última vez, a página mostrava, entre os destaques, as obras de Joaquim Nabuco (imagem desta postagem) e Machado de Assis, vídeos sobre o educador Paulo Freire, o livro A Divina Comédia (de Dante Alighieri, em português) e poemas de Fernando Pessoa. Vale destacar que, apesar dos exemplos, nem todos os arquivos são antigos. Há publicações recentes.

Também é possível acessar documentos públicos e arquivos de cunho científico ou acadêmico. Para isso, o caminho mais fácil é selecionar “Textos” no ícone “Tipo de Mídia” e, depois, escolher a categoria desejada. Pelo mesmo caminho, é possível buscar apenas pelos títulos de “literatura”, “literatura de cordel” e “literatura infantil”. Outra opção, para quem já tiver uma obra específica em mente, é pesquisar pelo seu título ou nome do autor.

Por fim, uma informação a quem quiser contribuir para o portal. No ícone “Quero colaborar”, no alto da página, o internauta pode verificar como pode ajudar a expandir o acervo digital, nas posições de voluntário (digitalização de obras), autor, parceiro e tradutor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s