Literatura e música: combina?


Image

À parte a “natural” sintonia entre poesia e música, não tenho uma resposta para a pergunta que está no título da postagem. Como leitor, só tive três experiências em que as duas artes se misturaram. Foram as leituras das biografias de Toquinho, Chico Buarque e Mário Lago (sabia que ele é coautor de Ai que saudades da Amélia! e Aurora?). Nenhuma foi escrita pelo próprio músico – até porque, neste caso, seriam autobiografias. Enfim… Gostei bastante da de Mário, não me lembro bem da de Chico e não curti muito a de Toquinho, embora adore suas músicas (já fui para cinco shows) e simpatize com ele como pessoa.

Isso tudo, no entanto, não tem nada a ver com esta publicação, cujo assunto, na verdade, é a produção literária dos músicos. Não estou falando das composições, mas dos livros que cantores e cantoras lançam por aí. Talvez seja impressão minha, mas essa incursão do pessoal do som no mundo das letras parece ter se intensificado nos últimos tempos.

Como não fiz uma pesquisa histórica, decidi escrever apenas um resumo de obras literárias assinadas por músicos brasileiros e publicadas ao longo de 2013. De repente, você resolve dar uma chance a algum deles na próxima ida à livraria (ou não).

Martinho da Vila: experiente também na literatura, o músico lançou, em maio, o seu 12º livro. O nascimento do samba, destinado a crianças e jovens, conta a história do mais famoso ritmo brasileiro, por meio de conversas entre pais e filhos.

Vanessa da Mata: recentemente, em outubro, a cantora e compositora lançou o seu primeiro romance. Filha das Flores, facilmente encontrado nas livrarias, tem um “quê” autobiográfico e conta a história de uma menina que mora no interior e tem uma família que cultiva e vende flores. Em entrevista, Vanessa disse que já escrevera dois livros, mas se desfez de ambos.

Adriana Calcanhotto: a cantora e compositora não escreveu um livro em 2013, mas assina Antologia Ilustrada da Poesia Brasileira como organizadora. A obra, voltada ao público infanto-juvenil, reúne 48 poemas de diversos autores brasileiros, como Gonçalves Dias, Oswald de Andrade, Olavo Bilac, Paulo Leminski e Vinícius de Moraes (homenageado pelo seu centenário, completando neste ano).

Leonardo: o cantor sertanejo lançou, neste mês, a autobiografia Não aprendi dizer adeus (nome de uma das suas músicas mais conhecidas). A publicação faz parte das comemorações pelos seus 30 anos de carreira e aborda desde a infância pobre em Goiás até a atualidade.

Humberto Gessinger: amado por uns e detestado por outros no quesito musical, o ex-líder dos Engenheiros do Hawaii lançou seu quinto livro (sexto, se contarmos com um livro-agenda) em 2013. Seis segundos de atenção é uma coletânea de crônicas baseadas em textos publicados ao longo do ano, no blog pessoal BloGessinger. Na obra, o músico aborda, sobretudo, temas relacionados ao dia-a-dia profissional.

Lobão: o rockeiro foi responsável por um dos livros mais polêmicos do ano. Manifesto do Nada na Terra do Nunca é uma espécie de metralhadora giratória. Na obra, Lobão despejou ofensas e críticas pesadas contra muita gente, incluindo a presidenta Dilma Rousseff, os Racionais, Roberto Carlos (que ele chamou de “múmia deprimida”), Gilberto Gil, Edu Lobo e Gonzaguinha.

Tico Santa Cruz: a segunda experiência do vocalista dos Detonautas na literatura também chama a atenção. Em 2013, ele publicou um livro de contos e poemas eróticos, intitulado Tesão.

Maciel Melo: fechamos a postagem com um representante pernambucano. O forrozeiro Maciel Melo lançou, em junho, a autobiografia A Poeira e a Estrada, em que trata da infância no Sertão, quando trabalhava como vendedor de picolé e engraxate, e da vida adulta no Recife, para onde se mudou aos 20 anos, com o sonho de ser músico.

E aí, algum lhe interessou? Se não, pelo menos, fica o consolo: a música continua.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s