A Semana: 1º a 7 de dezembro


Urbano Tavares RodriguesEsta é a segunda edição do A Semana, quadro que recorda o que aconteceu de importante no mundo da literatura. Vamos aos fatos?

O destaque da vez é para os 90 anos de nascimento do escritor português Urbano Augusto Tavares Rodrigues (imagem acima), celebrados no dia 6 de dezembro. Comunista, foi um dos principais nomes da literatura lusitana na segunda metade do século 20, tendo recebido importantes prêmios no país. Entre suas obras, estão Os insubmissos, Desta água beberei e A Flor da Utopia.

Outros eventos marcantes na semana foram:

1º de dezembro: publicação, em 1887, do primeiro romance policial do escocês Sir Arthur Conan Doyle sobre o detetive Sherlock Holmes. A história, intitulada A Study in Scarlet, apareceu na revista Beeton’s Christmas Annual.

2 de dezembro: morte do escritor francês Marquês de Sade, em 1814. Polêmico por suas ideias e por suas preferências sexuais, ele escreveu grande parte de suas obras enquanto estava preso na Bastilha. Entre os destaques da sua produção, está 120 Dias de Sodoma.

3 de dezembro: morte, em 1894, do escritor escocês Robert Louis Stevenson, autor de A Ilha do Tesouro e O médico e o monstro.

4 de dezembro: nascimento do poeta Rainer Maria Rilke, em Praga (atual capital República Tcheca; na época, parte do Império Austro-Húngaro), em 1875. É autor de obras em alemão e francês, como Elegias de Duíno e Cartas a um jovem  poeta (póstuma). Morte da filósofa política alemã Hannah Arendt, autora de A condição humana, em 1975.

5 de dezembro: nascimento do pianista polonês Wladyslaw Szpilman, em 1911. Judeu, escreveu o livro Morte de uma cidade, após o fim da Segunda Guerra Mundial. A obra foi censurada pelos comunistas no poder, só sendo relançada em 1998, em inglês e outros idiomas, fazendo sucesso mundial. Desta vez, com o título O pianista, que inspirou a realização de um filme homônimo.

Semana que vem tem mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s