Cabeça nova, R$ 10 – por Luiz Henrique Ramos


demian

Esta é a primeira resenha escrita por um colaborador do Livro Leve Solto. Por isso, excepcionalmente, a imagem acima não é uma fotografia feita pelo autor do blog, mas, sim, retirada da internet.

Demian, por Luiz Henrique Ramos*

Existem livros que vêm no momento exato, que parecem escritos para você. Achei Demian por acaso, há já algum tempo, enquanto percorria corredores de um sebo. Sua capa me chamou a atenção, e mais ainda o que tinha na parte de trás: “O mais espetacular livro de Hesse e um dos maiores livros do século”, dizia. Desembolsei, então, os mais recompensadores 10 reais por um livro de 190 páginas.

Viajei na história de Sinclair, adolescente e narrador de uma verdadeira jornada em busca do seu ‘eu’. A passagem da inocência de alguém criado no pacato berço de uma família ordinária rumo à maturidade pessoal e espiritual, plena de experiências e ideias. Amizades como a do impactante Max Demian, amigo que mais parece um guru, metamorfosearam Sinclair de quem ele sempre fora para quem ele realmente era. Desponta a personalidade de um alguém inconformado, rebelde, questionador. Adolescente, enfim.

Misturando passagens bíblicas com misticismo, o autor critica várias instituições ainda atuais, sobretudo a moral familiar e ecumênica. Hermann Hesse, ganhador do Nobel de Literatura em 1946, construiu – no mais amplo sentido da palavra – Demian, uma rica obra que influenciou gerações e, tendo eu mesmo de exemplo, ainda o continua fazendo.

* Luiz Henrique Ramos tem 20 anos e é estudante de direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s