Aperitivo em dose dupla


Vinicius-de-Moraes

O primeiro Aperitivo da nova fase do Livro Leve Solto (os anteriores estão em http://livrolevesolto.tumblr.com) tem gostinho de poesia. E vem em dose dupla. São dois textos que integram o livro infantil A Arca de Noé, de Vinícius de Moraes. A obra reúne, principalmente, poemas sobre os bichos. Aqui, porém, vamos destacar dois que não se referem a eles.

O primeiro é “A Porta”:

Eu sou feita de madeira

Madeira, matéria morta

Mas não há coisa no mundo

Mais viva do que uma porta.

Eu abro devagarinho

Pra passar o menininho

Eu bem com cuidado

Pra passar o namorado

Eu abro bem prazenteira

Pra passar a cozinheira

Eu abro de sopetão

Pra passar o capitão.

Só não abro pra essa gente

Que diz (a mim bem me importa…)

Que se uma pessoa é burra

É burra como uma porta.

Eu sou muito inteligente!

Eu fecho a frente da casa

Fecho a frente do quartel

Fecho tudo nesse mundo

Só vivo aberta no céu!”

Para não encher esta postagem de textos, convidamos o leitor a tornar-se espectador na segunda dose do aperitivo. Aqui, vai um vídeo com a música “O filho que eu quero ter”, feita por Vinícius e Toquinho para os álbuns Arca de Noé 1 e 2, e, mais tarde, incluída no livro de poesia infantil homônimo.

A sugestão é reparar na forma como o poema contempla as diversas fases da vida e da relação entre pais e filhos, inclusive com uma mudança de “voz” na melancólica estrofe final, que reproduzimos a seguir:

Quando a vida enfim me quiser levar

Pelo tanto que me deu

Sentir-lhe a barba me roçar

No derradeiro beijo seu

E ao sentir também sua mão vedar

Meu olhar dos olhos seus

Ouvir-lhe a voz a me embalar

Num acalanto de adeus

Dorme, meu pai, sem cuidado

Dorme, que ao entardecer

Teu filho sonha acordado

Com o filho que ele quer ter.”

Deixe um comentário

