Adversários, mas não na literatura


Na última sexta-feira, muita gente parou na frente da televisão ou do computador para acompanhar o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014. O Brasil, você já deve saber, começará a competição jogando contra Camarões, Croácia e México. Três seleções de médio porte, representantes de continentes e culturas bem diferentes. Hoje, o Livro Leve Solto faz sua parte e apresenta um importante nome da literatura recente de cada um desses países.

Croácia

gavran

O primeiro adversário do Brasil na Copa do Mundo tem um forte expoente na literatura atual. Miro Gavran, nascido em 1961, escreveu peças teatrais que já foram assistidas por mais de 3 milhões de espectadores no mundo. Mais do que isso: há um festival de teatro dedicado a ele! Além de dramaturgo, Gavran é autor de novelas, livros infanto-juvenis e pequenas histórias, que já foram traduzidas para 35 idiomas. Neste ano, o seu texto Tudo sobre os homens foi encenado no Brasil, sob a batuta do ator e diretor Flavio Faustinoni, que também pretende colocar em cartaz Couples.

Brasil x Croácia na Copa: São Paulo, 12 de junho de 2014.

 

México

Octavio-Paz-9435456-1-402

Nascido em 1914 e falecido em 1998, Octavio Paz foi um dos principais intelectuais mexicanos do século 20. O bacharel em direito e diplomata morou por muitos anos longe da terra natal, passando por Estados Unidos, Espanha, França, Japão e Índia e tendo sido influenciado por escritores e correntes literárias de tais países. Escreveu poesia de vanguarda e ensaios, recebendo o Nobel de Literatura em 1990. Entre suas obras mais conhecidas, estão O Labirinto da Solidão e Pequenas Crônicas de Grandes Dias.

Brasil x México na Copa: Fortaleza, 17 de junho de 2014.

 

Camarões

monga

Economista, alto funcionário do Banco Mundial, professor e editor de uma importante coleção de enciclopédias, Célestin Monga também é reconhecido como um dos principais escritores africanos da atualidade. É autor de obras como Niilismo e negritude (lançada no Brasil em 2010) e do premiado Antropologia da Raiva.

Brasil x Camarões na Copa: Brasília, 23 de junho de 2014.

 

E aí, vai torcer para quem?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s