10, 9, 8… Clarice Lispector!


Nova seção do Livro Leve Solto. O 10, 9, 8… é uma lista com dez informações, fatos e curiosidades da vida de personagens importantes da literatura. Para a estreia, temos Clarice Lispector, que estaria completando 93 anos nesta terça-feira, 10 de dezembro.

clarice-lispector10. Clarice nasceu na Ucrânia, na cidade de Tchetchelnik, e foi batizada de Haia. Em 1922, com menos de 2 anos, chegou com a família, fugida da perseguição aos judeus durante a Guerra Civil Russa, ao Brasil (Maceió, primeiramente). Aqui, todos – exceto uma das suas irmãs – mudaram de nome.

9. Em 1925, Clarice passou a viver no Recife, que viria a adotar como sua “terra”. O centro da cidade tem uma estátua da escritora, na Praça Maciel Pinheiro. Mais tarde, morou no Rio de Janeiro e em outros países, acompanhando o marido diplomata.

8. Aos 9 anos, a autora perdeu a mãe, acontecimento que marcou muitos dos seus textos.

7. Clarice trabalhou como professora de português e matemática, secretária de um escritório de advocacia, redatora, repórter e cronista de jornal.

6. Em 1966, dormiu com um cigarro aceso e provocou um incêndio, do qual saiu em estado grave. Ficou dois meses hospitalizada por causa do incidente.

5. Em 1975, Clarice palestrou no 1º Congresso Mundial de Bruxaria, na Colômbia. Houve muitos boatos, na época, sobre o envolvimento da autora com bruxaria, mas eles foram negados em 2005, com o livro Outros escritos, de Teresa Montero e Lícia Manzo.

4. Apesar da carreira jornalística, Clarice era avessa a conceder entrevistas. Uma das suas últimas aparições na mídia está disponível em vídeo, na internet. Trata-se de um arquivo da TV Cultura. Para assistir, clique aqui.

3. Clarice escreveu poesia, contos, romances, crônicas, reportagens, etc. Entre suas obras mais conhecidas, estão A Hora da Estrela, Laços de Família e A paixão segundo G.H.

2. A escritora morreu na véspera do seu 77º aniversário, no Rio de Janeiro, vítima de câncer. No ano seguinte, A Hora da Estrela ganhou o prêmio Jabuti de Melhor Romance.

1. Clarice Lispector é uma das figuras literárias mais celebradas no Facebook. As principais páginas em sua homenagem têm 890 mil e 590 mil curtidas, bem mais do que as de Mário Quintana (148 mil), Drummond (130 mil) e Machado de Assis (43 mil), por exemplo. Talvez isso explique a avalanche de citações na sua timeline… Pérolas – sem ironia – como:

“Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome”.

“Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro”.

“Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa qualquer entendimento”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s