Ideias para o Natal – parte 1


 boris-a-sholokhov-rc3bassia-1919-2003-menina-lendo-1957

“Menina lendo”, óleo sobre tela de Boris Anatolyevich Sholokhov – 1957

Faltam 11 dias para o Natal. Ou 10, se sua família costuma trocar as “lembrancinhas” na noite do dia 24. De uma forma ou de outra, o fato é que você ainda não comprou todos os presentes, certo? Tudo bem, eu também não. Mas, mesmo assim, quero meter o bedelho na sua lista de pendências. Isso, é claro, com a sua licença, concedida tacitamente mediante a leitura dos próximos parágrafos.

Na verdade, só tenho uma sugestão, sobretudo para o caso de você ainda estar à procura de um presente para uma criança ou adolescente. Provavelmente, ela/ele espera um brinquedo, uma boneca, um jogo de videogame, o próprio videogame ou algo do tipo – quem sabe até uma roupa, coisa difícil de se imaginar há alguns anos. Se você quiser e puder satisfazer a vontade, ótimo. Mas que tal ir além?

Se o dinheiro ajudar, dê, junto com o presente “desejado”, um livro. Já conversei com alguns pais que adotaram essa tática e tiveram sucesso em criar o hábito da leitura nos filhos. Hábito que, por experiência própria, garanto ser mais facilmente adquirido na infância ou pré-adolescência, o que, obviamente, facilita a evolução em habilidades como interpretação e escrita. Mais do que isso: abre a cabeça para outras expressões artísticas, planta a criatividade e, é claro, amplia o conhecimento.

Não quero dizer que, na fase adulta, é impossível tornar-se um leitor assíduo. Até conheço algumas pessoas que passaram por esse processo depois dos 30, 40 anos. Mas convenhamos: é uma minoria. Além disso, frequentemente, observa-se um déficit de conhecimento literário e até mesmo de senso crítico. Déficit que, geralmente, é evitado pelo contato com a literatura nas duas primeiras décadas de vida.

Argumentos e observações à parte, recomendo o livro como “presente extra”. Se não sabe qual escolher, seguem algumas dicas de “como descobrir”.

a – Tente sondar com o próprio presenteado, talvez perguntando se os amigos dele têm lido alguma coisa. Pode ser um bom referencial

b – Aposte em gêneros mais ou menos leves e em temáticas próximas à realidade do presenteado. Romances com tramas fantásticas e sobrenaturais estão em alta entre os adolescentes

c – Esteja atento às disciplinas que ele mais gosta na escola. Eu, por exemplo, que gostava de história, acabei me aproximando da literatura graças a um livro sobre mitologia grega

d – Acesse grupos e comunidades de leitores em redes sociais e peça sugestões, indicando o perfil e a idade do presenteado. Há espaços de grande interação, com usuários de diversas faixas etárias

e – Evite livros com muitas páginas, se o presenteado ainda não tiver costume de ler. Isso pode assustá-lo e inibir o contato com a obra (aconteceu comigo e, depois, percebi o quanto o “medo” foi perda de tempo)

f – Prefira livros escritos em linguagem moderna e acessível, ainda que sejam clássicos “revisitados”. Os escritos de décadas e séculos passados tendem a ser cansativos e desestimulantes para leitores iniciantes

g – Se a indecisão persistir, compre um “vale-presente” de alguma livraria, mas condicione que deverá ser trocado por um livro. Você pode até acompanhar a criança ou adolescente no dia da aquisição, para garantir que não haverá um “engano”

Outra dica muito importante é ter paciência. Primeiro, para não esperar que o seu presenteado já se interesse pelas mesmas coisas que você. Portanto, reduza o grau de exigência e aposte em livros condizentes com a faixa etária e o meio social dele. Segundo, para não ficar magoado se ele só der bola para o outro presente, ignorando ou fazendo cara feia para o livro. E terceiro, para o caso de você perceber que todo o esforço foi em vão e o exemplar acabou encostado em uma estante qualquer.

Se isso acontecer, ouça Raul Seixas.

Afinal, Natal tem todo ano… E aniversário também!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s