10 curiosidades sobre a Bíblia


Bible_paper

“Então, é Nataaaal!”

Calma, calma, foi só brincadeira. Esta postagem não é sobre a música natalina mais batida de todos os tempos (tem o “Jingle bells” também), mas sobre o livro mais vendido e lido de todos os tempos. Que, por sinal, tem tudo a ver com a data de hoje.

Neste ano, o escritor inglês James Charpman compilou, com base em número de vendas, os dez livros mais vendidos do mundo nas últimas cinco décadas. Na liderança, conforme esperado, ficou a Bíblia, com 3,9 milhões de exemplares comercializados. É só mais uma das inúmeras pesquisas que colocam o livro de referência dos cristãos no topo. Logo, não há muito o que contestar.

Mas, além dos números de vendas, há muitas curiosidades sobre a Bíblia. O Livro Leve Solto reuniu 10 delas, a partir de informações de sites especializados.

1. A Bíblia não diz claramente qual era a fruta que Adão e Eva não deveriam comer. A ideia da maçã surgiu, provavelmente, por conta da palavra “malum”, que, em latim, significa tanto “maçã”, quanto “mal”.

2. O maior versículo da Bíblia é Ester 8:9. O menor varia conforme a edição, podendo ser, por exemplo, Lucas 20:30 (“e o segundo”) ou Jó 3:2 (“Disse Jó:”).

3. O maior e o menor capítulos estão bem próximos um do outro. São o Salmos 119 e o Salmos 117, com 176 e 2 versículos, respectivamente.

4. Já o Salmo 118 está, justamente, no “centro” da Bíblia, com 594 capítulos antes dele e 594 depois.

5. A Bíblia inteira tem cerca de 31.103 versículos, 1.189 capítulos e 66 livros. De palavras, são aproximadamente 774 mil e, de letras, 3,5 milhões.

6. A divisão por capítulos só aconteceu no século 13, pelo teólogo Stephen Langhton, Bispo de Canterbury, na Inglaterra. A divisão por versículos do Velho Testamento deu-se entre os séculos 9 e 10, e do Novo Testamento, apenas no 16.

7. Dos quatro evangelistas reconhecidos pelos cristãos, só Mateus e João foram apóstolos de Jesus. Acredita-se que Marcos era discípulo de Pedro e Lucas, seguidor de Paulo.

8. A primeira Bíblia impressa em português foi publicada em 1748, mas já havia trechos traduzidos desde o século 13.

9. A palavra “Senhor” aparece quase 8 mil vezes na Bíblia. Há pouco mais de 4 mil menções a “Deus”.

10. Estima-se que a Bíblia (ou, pelo menos, trechos dela) tenha sido traduzida para quase 1,5 mil idiomas e dialetos.

Vale ressaltar que existem controvérsias sobre diversas informações e histórias relacionadas à Bíblia. Se algum dado estiver incorreto, por favor, nos perdoem. Até porque…

É Natal!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s