A Semana: 29 de dezembro a 4 de janeiro


tolkien 01

Apesar do recesso no final de 2013, o Livro Leve Solto não vai deixar passar a oportunidade de contar o que de mais importante aconteceu na história da literatura, entre os dias 29 de dezembro e 4 de janeiro. E não foi pouca coisa! Com vocês, mais uma A Semana.

Desta vez, o destaque é o 122º aniversário do escritor britânico J. R. R. Tolkien, no dia 3 de janeiro. Nascido no Estado Livre de Orange, na África, em 1892, tornou-se o maior nome da literatura moderna fantástica, com clássicos e best-sellers como a trilogia O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion. Tem mais de 200 milhões de exemplares vendidos, com obras traduzidas para mais de 30 idiomas. Além de escritor, foi Comandante da Ordem do Império Britânico da Rainha Elizabeth II, o que, para muitos leitores, explica a sua habilidade ao descrever as batalhas em suas civilizações imaginárias.

Confira outros acontecimentos importantes da semana:

29 de dezembro: morte, em 1926, do poeta Rainer Maria Rilke, na Suíça. Natural de Praga, cidade então pertencente ao Império Austro-Húngaro, escreveu, entre outras obras, Elegias de Duíno e Cartas a um jovem  poeta (póstuma).

30 de dezembro: nascimento, em 1865, do poeta e escritor indo-britânico Rudyard Kipling. Foi o autor de livros como The Jungle Book, além de novelas, histórias infantis, poemas e contos curtos, tendo se tornado a pessoa mais jovem a receber o Nobel de Literatura, em 1907. Nascimento em Natal, em 1898, de Luís da Câmara Cascudo, um dos maiores estudiosos das tradições nacionais e autor de Dicionário do Folclore Brasileiro.

31 de dezembro: morte, em 1384, do teólogo e reformador britânico John Wycliffe, responsável pela primeira tradução integral da Bíblia do latim para o inglês. Nascimento, em 1965, do escritor norte-americano Nicholas Sparks, conhecido por sucessos de vendas como Diário de uma paixão e Um amor para recordar.

01º de janeiro: nascimento, em 1943, do médico e escritor paulista Dráuzio Varella, autor influente nos últimos anos, com obras como Estação Carandiru, Por um fio e Carcereiros. Morte, em 2007, da escritora norte-americana Tillie Olsen, um dos principais nomes do feminismo no seu país e autora de livros como Tell me a Riddle e Silences.

02 de janeiro: nascimento, em 1920, na Rússia, do escritor Isaac Asimov, um dos principais nomes da literatura de ficção científica da história. É autor da trilogia A fundação e de obras como Eu, robô e Nightfall.

04 de janeiro: nascimento, no Rio de Janeiro, em 1839, do poeta e escritor Casimiro de Abreu, pertencente à segunda geração do Romantismo e autor de Primaveras e Carolina. Morte, em 1960, do escritor, dramaturgo, filósofo francês Albert Camus (nascido na Argélia), vencedor do Nobel de Literatura de 1957 e autor de O Mito de Sísifo e A peste. Morte, em 1965, do poeta, dramaturgo e crítico norte-americano T. S. Eliot, que escreveu Four Quartets e foi agraciado com o Nobel de Literatura em 1948.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s