10, 9, 8… J. R. R. Tolkien!


J R R Tolkien

O terceiro 10, 9, 8… da história do Livro Leve Solto – e o primeiro de 2014 – traz 10 fatos e curiosidades sobre o mestre da literatura fantástica moderna. Criador de clássicos e best-sellers como O Hobbit e a trilogia O Senhor dos Anéis, John Ronald Reuel Tolkien, ou J. R. R. Tolkien, é muito mais do que um apaixonado por terras e personagens fantasiosos. Hoje, 3 de janeiro, ele completaria 122 anos.

Conheça mais sobre o autor:

10. Embora seja britânico, Tolkien nasceu na República do Estado Livre de Orange, na atual África do Sul. Só se mudou com a família para a Inglaterra aos 3 anos de idade. Depois, se naturalizou.

9. Cursou letras em Exeter e foi um professor renomado de anglo-saxão e de inglês e literatura inglesa na Universidade de Oxford, entre 1925 e 1959. Recebeu o título de doutor em letras e filologia pelas universidades de Liège, na Bèlgica, e Dublin, na Irlanda, além de doutor honorário em letras por Oxford.

8. Embora O Hobbit e O Senhor dos Anéis sejam mais famosas, Silmarilion era a obra mais apreciada pelo autor. Foi publicada apenas após a morte de Tolkien e se passa em Arda, mesma terra em que se desenvolvem as outras duas histórias.

7. J. R. R. Tolkien era católico praticante.

6. Em 2009, ele apareceu em quinto lugar entre as celebridades mortas que mais lucraram naquele ano, segundo a revista Forbes. A receita foi estimada em 50 milhões de dólares.

5. Na Primeira Guerra Mundial, Tolkien alistou-se como fuzileiro. Durante muito tempo, permaneceu na Inglaterra. Depois, embarcou para a França. Na época, foi acometido de uma doença semelhante ao tifo e precisou retornar para a Inglaterra.

4. Dois dos três amigos que compunham a sociedade T.C.B.S junto com Tolkien morreram na guerra. Então, o escritor começou a escrever as primeiras histórias fabulosas, incluindo diversas partes de O Silmarillion e os idiomas élficos inventados por ele, como o Quenya e o Sindarin.

3. J. R. R. Tolkien foi amigo íntimo de C. S. Lewis, irlandês que escreveu a série As crônicas de Nárnia, história fantástica também bastante popular nos últimos anos. Os dois se influenciaram mutuamente na produção literária e pensaram em escrever um livro juntos, sobre a linguagem humana. A obra nunca foi publicada.

2. Em março de 1972, um ano e meio antes de morrer, Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico, pela Rainha Elizabeth II, tornando sir.

1. J. R. R. Tolkien passou mal durante uma festa, no dia 28 de agosto de 1973. Foi internado com úlcera e hemorragia e, no hospital, descobriu-se uma infecção no peito. Morreu em Bournemouth, na Inglaterra, em 2 de setembro, aos 81 anos. Foi enterrado junto à esposa, Edith, no Cemitério de Wolvercote.

 
 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s