Boneco assassino – e não é o Chucky


DSC_0832

A primeira resenha de 2014 é do último livro de 2013. No recesso de final de ano, fui para Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, carregando Boneco de Neve na bagagem. A obra, lançada originalmente em 2007 e publicada recentemente no Brasil, é assinada pelo escritor norueguês Jo Nesbø, também autor de A estrela do diabo, que ainda será comentado aqui no blog.

Excepcionalmente, consegui ler as cerca de 40 páginas que restavam para o fim da história. Sim, excepcionalmente. Sempre levo um livro na mala quando viajo, mas raramente tenho coragem ou disposição para a leitura. Por que, desta vez, foi diferente? É uma boa pergunta. Talvez tenha sido só questão de mais tempo livre.

Outra hipótese é a de que eu estava mais empolgado com o livro transportado do que o habitual. Reação normal, diante da bela narrativa de Nesbø (difícil ter que copiar e colar esse “o” cortado toda hora). Em Boneco de Neve, o autor recorre, novamente, ao seu personagem principal nas outras obras, o talentoso (alcoólatra, politicamente incorreto e arrogante) inspetor de polícia Harry Hole.

Desta vez, Hole investiga uma série de assassinatos de mulheres casadas e com filhos. A princípio, o elo entre os diversos crimes é a construção de um boneco de neve na frente das casas das vítimas. A apuração dos casos, com a procura do responsável pelos homicídios, é complexa e Nesbø acerta a mão ao levantar suspeitas e provocar reviravoltas, guiando o leitor a partir dos raciocínios (os certos e os errados) de Harry Hole e da polícia norueguesa.

Com boas descrições, um toque adequado de humor e uma grande habilidade para manter pontos em aberto (que instigam o leitor a sempre começar o capítulo seguinte), o autor acaba por desenvolver um suspense policial de muita qualidade. Para quem gosta do gênero – e, sobretudo, de um tempero “macabro” nas histórias -, Boneco de Neve é uma ótima pedida.

Ficha técnica

Título: Boneco de Neve

Autor: Jo Nesbø

Editora: Record

Páginas: 418

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s