Os livros das fotos e as fotos dos livros


Faz tempo que, quando me imagino morando sozinho, uma das minhas poucas certezas é de que vou querer uns dois ou três livros de fotografias na sala de estar, sobre a mesa de centro. Por algum motivo que não conseguiria apontar, esse tipo de obra me provoca um certo encanto. Nas casas alheias, sempre que posso, dou uma folheada nas páginas, geralmente impressas em papel couché de gramatura alta (o que, infelizmente, reflete no preço dos exemplares).

Feito este breve depoimento, vamos ao que interessa. Hoje, 8 de janeiro, é considerado por muita gente como o Dia do Fotógrafo. Para celebrar a data – e atiçar um pouco mais a minha vontade -, selecionei três nomes importantes da fotografia, de três nacionalidades diferentes, para apresentar um pouco de suas vidas e suas produções.

Sebastião Salgado

Sebastiao_Salgado_-_divulgacao

Provavelmente, o mais famoso fotógrafo brasileiro da atualidade. Nascido em Minas Gerais, em 1944, vive em Paris com a família. Já recebeu importantes prêmios, como o World Press Photo, o Príncipe de Astúrias das Artes, o Eugene Smith de Fotografia Humanitária e o Jabuti de Literatura, e tem uma agência de notícias própria, chamada “As imagens da Amazônia”.

Sebastião Salgado já atuou em diversos continentes, dedicando-se sobretudo a fotografias que revelassem aspectos humanos e sociais, como a vida dos trabalhadores nas minas de Serra Pelada, no Pará. Muitas das suas imagens foram publicadas nos mais de dez livros que já lançou. O mais recente deles, Gênesis, de 2013, é o primeiro trabalho do fotógrafo acerca de animais e da vida selvagem ou tribal.

A seguir, duas fotografias da obra.

leve-05_10-4-7501  leve_06_09-7-12440

Veja mais do trabalho de Sebastião Salgado aqui.

Annie Leibovitz

Annie Leibovitz

Natural de Connecticut, nos Estados Unidos, Annie Leibovitz completará 65 anos em outubro como uma das principais retratistas do planeta. Já foi chefe de fotografia da revista Rolling Stone, trabalhou na Vanity Fair e tem imagens famosas de estrelas como do ex-Beatle John Lennon na manhã do seu assassinato e da atriz Whoopi Goldberg em uma banheira cheia de leite.

Annie Leibovitz já publicou dez livros com suas fotografias, incluindo Photographs, American Olympians, Women e American Music. Mas, em Pilgrimage, lançado em 2012, os retratos de celebridades que marcaram sua carreira deram lugar a imagens de objetos e locais importantes na memória afetiva da fotógrafa. Entre elas, o registro do quarto da escritora Virginia Wolf e das luvas do ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln.

timthumb.php  luvas

Mais sobre Annie Leivotz está disponível aqui.

Henri Cartier-Bresson

cartier

Aclamado como um dos maiores fotógrafos da história, o francês Henri Cartier-Bresson nasceu em 1908 e morreu em 2004. Começou sua carreira em 1932, quando descobriu a câmera Leica. No ano seguinte, já fez sua primeira exibição, em uma galeria nova-iorquina. Foi prisioneiro de guerra na década de 1940, fugiu da prisão e participou de uma organização clandestina que ajudava presos e fugitivos. Em 1945, registrou a libertação de Paris e filmou o documentário Le Retour (“O retorno”).

Cartier-Bresson foi um dos fundadores da agência Magnum Photos, em 1947. Em 1952, lançou o seu primeiro livro, Images à la Sauvette (em inglês, The Decisive Moment). Ao longo da vida, suas imagens apareceram em várias outras publicações.

Uma das boas obras recentes disponíveis no mercado é Henri Cartier-Bresson: o século moderno, um apanhado de mais de 400 fotografias publicado originalmente pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, que também realizou uma exposição itinerante homônima. O diferencial é que os produtores tiveram acesso irrestrito aos arquivos da Fundação Henri Cartier-Bresson para a montagem do livro, algo inédito nos 13 anos da instituição.

Entre as fotografias selecionadas, estão:

dessau  700x0_Henri Cartier-Bresson - nova-iorque-1960

 Mais fotografias de Cartier-Bresson, você encontra aqui.

E agora? Você também quer um livro de fotografias?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s