A Semana: 12 a 18 de janeiro


cavaleiros-andantes

O destaque da nova A Semana do Livro Leve Solto é uma das obras mais conhecidas do mundo. No próximo dia 16 de janeiro, o romance Dom Quixote de La Mancha completa 409 anos. A primeira publicação do clássico de Miguel de Cervantes foi em Madri, em 1605. Trata-se de uma história fabulosa e satírica sobre um homem que lê muitos romances sobre cavaleiros e acaba por acreditar que seja um.

Confira outros acontecimentos importantes da semana a seguir:

12 de janeiro:

a) nascimento do escritor capixaba Rubem Braga, em 1913. Tornou-se conhecido por suas crônicas, como Ai de ti, Copacabana.

b) nascimento do escritor e ativista social norte-americano Jack London, em 1876, autor de livros de sucesso como O lobo do mar, Chamado Selvagem e Antes de Adão.

c) morte da escritora britânica Agatha Christie, em 1976. Especialista em romances policiais, é autora de mais de oitenta livros, incluindo O assassinato de Roger Ackroyd, Assassinato no Expresso do Oriente e O caso dos dez negrinhos.

13 de janeiro: morte, em 1941, do poeta, contista e romancista irlandês James Joyce, representante do modernismo e autor dos contos Gente de Dublin e dos romances Retrato do Artista quando jovem, Ulisses e Finnegans Wake.

14 de janeiro: morte, em 1898, do escritor e matemático britânico Lewis Carroll, autor do clássico Alice no País das Maravilhas.

15 de janeiro: morte, em 1919, da escritora, filósofa e e economista polonesa Rosa Luxemburgo, conhecida por sua postura pró-marxista. Escreveu, entre outras obras, Introdução à economia política e A acumulação do capital.

16 de janeiro: nascimento, em 1938, do escritor, apresentador e humorista carioca Jô Soares, autor de O Xangô de Baker Street e O homem que matou Getúlio Vargas.

17 de janeiro: morte do escritor espanhol Camilo José Cela, em 2002. Colaborador do regime de Franco, foi o autor de A Colmeia e recebeu o Nobel de Literatura em 1989.

18 de janeiro:

a) nascimento, em 1689, do filósofo político francês Montesquieu, um dos grandes nomes do Iluminismo e autor de O espírito das leis.

b) nascimento, em 1882, de Alan Alexander Milne, escritor inglês criador da história infantil O ursinho Puff e de outras obras voltadas para crianças.

c) morte, em 1936, do escritor britânico Rudyard Kipling, autor de contos e histórias infantis conhecidas, como The Jungle Book Gunga Din.

Semana que vem tem mais!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s