Nem tão imperfeito assim


DSC_0860

Uma das minhas mais gratas surpresas literárias de 2013 foi Os imperfeccionistas, de Tom Rachman. É bem verdade que o livro já me ganhou no primeiro olhar, graças à capa preta em que se destaca um montinho de jornal e à referência “singela” do New York Times, segundo o qual a obra é “nada menos que espetacular”. Eram bons cartões de visita, sem dúvida.

Mas cartões de visita não são tudo. E as 380 páginas do livro de Rachman não decepcionaram. Trata-se de um conjunto de pequenas histórias, sobre 11 pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, com um grande jornal decadente. É uma boa indicação para jornalistas e demais profissionais da mídia, que vão se identificar com muitos pontos do cotidiano e das relações interpessoais dentro de uma empresa da área. Mas serve também quanto aos demais leitores, que poderão se divertir e se enxergar nos personagens, face à habilidade do autor em trabalhar o lado “humano” (sem pieguices).

Só para dar o gostinho, cada história/capítulo tem, no título, a manchete de uma notícia (como “Popularidade de Bush despenca mais nas pesquisas“, “Pesquisa aponta que europeus são preguiçosos” e “A vida sexual dos muçulmanos extremistas“). Em seguida, há a indicação do personagem central, que vai desde a editora-chefe ou do chefe de redação do jornal até o obituarista e uma leitora. Essa disposição reflete justamente o tom empregado por Rachman na obra, ou melhor, a sua opção por abordar e entrelaçar as vidas das pessoas retratadas a partir da trajetória da publicação, o lugar onde elas acabam por se ligar.

Os imperfeccionistas é daqueles livros que se leem rápido, graças à boa narrativa do autor e ao humor que sustenta todas as histórias. Um humor que, muitas vezes, é ironia pura frente aos dilemas, frustrações, medos, vacilos e outros problemas existenciais. E que, exatamente por isso, funciona.

Ficha técnica

Título: Os imperfeccionistas

Autor: Tom Rachman

Editora: Record

Páginas: 380

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s