5 curiosidades do português – Parte 1


cinco portuguêsPor conta de uma informação bombástica que recebi ontem, decidi escrever este post – que, certamente, terá sucessores nos próximos meses. Sabe aquela expressão que você sempre usou nas conversas e nas redações de colégio? Pode ser que o significado seja bem diferente. Ou, quem sabe, aquele termo que tem algo de especial e você nunca percebeu? Ou a origem inusitada de alguma palavra?

Para ensinar e divertir, o Livro Leve Solto apresenta as suas cinco primeiras curiosidades da língua portuguesa.

1. Esta foi a descoberta que deu origem a este post. A expressão “posto que” não é uma conjunção causal ou explicativa, ou seja, não pode ser colocada como sinônimo de “visto que”, “devido a” e afins. Ela é concessiva, tem o mesmo sentido que “embora”, como no exemplo: “Eu fui para casa cedo, posto que quisesse continuar na festa”.

2. Esta, eu li em algum livro infantil. Só existe uma palavra na língua portuguesa em que cinco vogais são colocadas juntas, sem qualquer consoante entre elas. Sabe qual é? Piauiense.

3. Todas as palavras em português terminam com “s” quando estão no plural, certo? Errado. O “quaisquer” está aí para provar que toda regra tem exceção.

4. Se quiser dar sua opinião, tudo bem. Mas nada de escrever ou dizer “ao meu ver”. O correto é sem o artigo: “a meu ver”.

5. Coração, corações. Cidadão, cidadãos. Escrivão, escrivães. E ancião? Eis uma palavra que admite as três formas de plural: anciãos, anciães e anciões.

Mais curiosidades do idioma? Clique aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “5 curiosidades do português – Parte 1

  1. “não pode ser colocada como sinônimo de “visto que”, “devido a” e afins”

    Isso que me incomoda no português. Quase nenhuma criatura viva entende mais a expressão “posto que” desse jeito; a saída seria modernizar o conceito da expressão. Mas no português somos educados para nos adequar à rigidez de uma verdade fixa ligada à autoridade, então temos que muitos vão buscar utilidade em saber dessa ‘regra’ desatualizada quando forem pedantemente encher o saco de alguém que usá-la de maneira “incorreta” na internet 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s