10, 9, 8… Jô Soares!


jo-soaresEstá começando mais um 10, 9, 8… O entrevistado – ops, biografado – de hoje é o escritor, ator, diretor, apresentador, músico e algumas coisas mais José Eugênio Soares – para os menos íntimos, Jô Soares. Neste 16 de janeiro, ele completa 76 anos.

O escritor Jô já lançou sete livros, dentre os quais se destacam O Xangô de Baker Street e O homem que matou Getúlio Vargas, publicados em 1995 e 1998. A sua obra mais recente, As esganadas, de 2011, mantém a narrativa repleta de humor das suas antecessoras.

Confira a seguir dez fatos e curiosidades sobre a vida do artista.

10. Jô Soares já foi casado três vezes e tem um filho. Também se envolveu, durante dois anos, com a atriz Cláudia Raia.

9. Por causa um acidente de moto, ele tem limitações em alguns movimentos corporais.

8. Assim como o autor deste blog, o gordinho (ou melhor, gordo – ele odeia o adjetivo gordinho) não consegue dormir cedo. Não é à toa que seus programas na televisão são exibidos à noite ou de madrugada. Geralmente, Jô só se deita após 4h da manhã.

7. Nascido no Rio de Janeiro, Jô Soares passou a infância sonhando com a carreira diplomática. Chegou, inclusive, a estudar em um colégio interno na Suíça, de olho nessa meta. Depois, percebeu que seu talento era outro.

6. Jô Soares começou na televisão na TV Rio, escrevendo roteiros para os programas TV Mistério e Noite de Gala. Mais tarde, passou pela TV Continental, pela Tupi e pela Record (onde ficou quase dez anos). Em 1970, entrou para a Rede Globo, onde trabalhou por 17 anos, com sucessos como Planeta dos Homens e Viva o Gordo. Em 1988, transferiu-se para o SBT para comandar o programa de entrevistas Jô Soares Onze e Meia, que ficou no ar até 1999. Por fim, voltou para a Globo, para apresentar o Programa do Jô, ainda em exibição.

5. Jô Soares fala seis idiomas: português, inglês, alemão, espanhol, francês e italiano.

4. Uma das suas facetas menos conhecidas é a experiência como artista plástico, na década de 1960. Jô esteve envolvido no movimento Underground, que seguia os passos de norte-americanos como Lichtenstein e da Arte Pop. Chegou, inclusive, a participar da 9ª Bienal de São Paulo e a ser premiado em salões de Campinas.

3. O primeiro romance de Jô Soares, O Xangô de Baker Street, foi um grande sucesso de vendas, tendo sido traduzido para oito idiomas (veja resenha da obra aqui). Construído sobre a mistura de humor e suspense, o livro ganhou uma versão cinematográfica em 2001, com o próprio autor interpretando o desembargador Coelho Bastos.

2. Durante uma entrevista com a cantora Maria Rita, o apresentador admitiu sofrer de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Ele disse que os quadros da sua casa precisam estar levemente tombados para a direita.

1. Além de óculos, Jô Soares coleciona fotografias de celebridades durante a infância. A ideia, frequentemente explicada em seu programa, é provar a teoria de que as orelhas das pessoas já nascem com o tamanho definitivo, sendo desproporcionais ao resto do rosto e do corpo nos primeiros anos de vida.
Beijo do gordo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s