A Semana: de 19 a 25 de janeiro


DESTAQUEMais uma A Semana bastante movimentada no Livro Leve Solto. Entre os dias 19 e 25 de janeiro, o mundo ganhou e perdeu muitos escritores de renome. Tanto que ficou até difícil escolher um destaque. Na dúvida, acabei por colocá-lo no final do post.

19 de janeiro: nascimento do escritor Edgar Allan Poe, em Boston, nos Estados Unidos, em 1809. Conhecido como o pai da ficção policial, também é famoso pela abordagem de assuntos e situações relacionadas à morte. Sua obra mais famosa é o poema The Raven (O Corvo).

20 de janeiro: nascimento, em 1866, no Rio de Janeiro, do escritor, engenheiro, militar, físico, naturalista, jornalista (um homem 1001 utilidades, enfim) Euclides da Cunha. Tornou-se um nome histórico na nossa literatura ao registrar o desenrolar da Guerra de Canudos, que cobrira para um jornal, no livro Os Sertões. Em 1903, um ano depois de lançar a obra, foi eleito para a cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras.

21 de janeiro:

a) morte, em 1950, do britânico Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudônimo George Orwell. É considerado um dos maiores escritores da história, com obras de grande quilate como a distopia 1984 e a fábula moderna A revolução dos bichos. Ambas já foram analisadas aqui no Livro Leve Solto. Veja os textos aqui e aqui.

b) morte, em 1913, do escritor brasileiro Aluísio Azevedo. Abolicionista convicto, chocou a sociedade dos fins do século 19 com o clássico O mulato, que deu início ao naturalismo literário nacional. Também se destacou por obras como Casa de pensão e O cortiço. Aluísio faleceu em Buenos Aires devido ao trabalho como diplomata.

22 de janeiro: nascimento, em 1906, do escritor norte-americano Robert Ervin Howard. Embora tenha trabalhado com diversos gêneros, especializou-se em aventuras históricas e fantásticas. Foi o criador do livro Conan, de Ciméria, cujo personagem principal foi imortalizado no cinema por Arnold Schwarzenegger.

23 de janeiro: nascimento, em Itaparica, na Bahia, em 1941, do escritor, professor, jornalista e roteirista João Ubaldo Ribeiro. Autor de romances conhecidos como Sargento Getúlio e A Casa dos Budas Ditosos, venceu o Prêmio Camões (o maior da língua portuguesa) em 2008 e é membro da Academia Brasileira de Letras.

24 de janeiro: morte do ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill, em 1965, famoso pela atuação na Segunda Guerra Mundial. Na literatura, escreveu o romance Savrola, a biografia do seu pai, lorde Randolph Churchill, novelas e um livro sobre pintura, além de relatórios sobre campanhas bélicas na África. Em 1953, foi agraciado com o Nobel de Literatura.

25 de janeiro: a) nascimento, em Londres, em 1882, da escritora modernista Virginia Woolf,. Entre as suas principais obras, estão Passeio ao farol, Orlando e Um quarto só para si. Depressiva, acabou cometendo suicídio, em 1941. Interpretando a escritora, Nicole Kidman conquistou o Oscar de Melhor Atriz no filme As horas, lançado em 2002.

b) nascimento, em 1990, no Recife, de Tiago Cisneiros, autor do livro de poesia Delírios de um sonhador e responsável por esta postagem e pelo blog que você acessou. É isso mesmo, parabéns para mim! Por isso, o destaque da semana é este rapaz simpático aqui:niver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s