5 curiosidades do português – Parte 2


cinco português

O LLS tem mais curiosidades da nossa querida língua portuguesa! Confira a nova seleção de cinco dicas ou esquisitices do idioma e corrija seus amigos, fazendo cara de intelectual.

1. No português, existem verbos defectivos, que não são conjugados em algumas pessoas. Colorir, por exemplo, não tem forma para a primeira pessoa do singular, no presente, ou seja, não se diz “eu coloro”. O mesmo acontece com “abolir” e “explodir”. No caso de “reaver”, a coisa é ainda mais grave: só existem opções para “nós” e “vós”.

2. O verbo “vir” não é só um infinitivo. Ele também funciona como futuro do subjetivo do verbo “ver”, para a primeira e a terceira pessoa do singular. Exemplo: “Quando o vir, cumprimentarei”.

3. Ninguém dá à luz A um bebê. A preposição não existe. O correto é, simplesmente, “dar à luz um bebê”.

4. “Sequer” significa “ao menos”. Por isso, em frases de sentido negativo, precisa ser acompanhado por um “não”, um “nem” ou equivalente. Exemplo: “Ele não foi sequer convidado para a festa”, em vez de “Ele sequer foi convidado para a festa”.

5. Se você não gosta de cobertura na sua pizza, significa que você gosta de uma boa “muçarela”. Acredite, é a grafia correta. Talvez seja melhor pedir outro sabor.

Até a próxima edição!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s