(Des)ligue a TV e vá ler um livro


nathalia

Já que o dia no Livro Leve Solto começou com televisão, que termine com televisão. Só que, aqui, o Big Brother vem antes e a novela, depois.

Também não assisti a nenhum capítulo inteiro de Amor à vida, novela das 9 da Rede Globo. De personagem, só sei de Félix (e quem não sabe?!). Mas, esses dias, alguém me mostrou uma reportagem que tratava da influência do folhetim na venda de livros. Segundo o texto, dois livros que apareceram como leituras da personagem Bernarda (Nathalia Timberg) estão entre os itens mais procurados por telespectadores da emissora. Geralmente, o que aparece na lista (divulgada mensalmente) são roupas, maquiagens, acessórios, cabelos e artigos de decoração.

Segundo a Globo, a indicação dos livros partiu do autor da novela, Walcyr Carrasco, não sendo portanto merchandising. As obras apresentadas foram Fome de Deus, de Frei Betto, e O que realmente importa?, de Anderson Cavalcante.

A informação é curiosa, mas, mais do que isso, revela o potencial que a televisão tem para difundir a leitura e a literatura no país. Não há dúvidas de que a internet vem crescendo, atingindo pessoas de diversas classes, faixas etárias e grupos sociais. No entanto, seu formato muito plural (sei que há um pouco de pleonasmo aqui – é intencional) gera um efeito de desconcentração: há pouquíssimos meios ou canais da Web com alto poder de influência. O agenda setting no mundo virtual é bastante diferente ao de todas as demais plataformas.

Por causa disso – e também pelo fato de a televisão ainda ser mais difundida do que o computador e a internet -, o peso de uma indicação na novela das 9 da Rede Globo tende a continuar sendo bem maior do que o de um vídeo no Youtube. Não há muita escolha por parte do telespectador: ele não clica em um link ou digita um endereço para mudar o que está vendo. No máximo, troca de emissora. E não são muitas na TV convencional.

Para não me alongar mais nesse âmbito, vou ao que interessa: a televisão, paradoxalmente, poderia ser uma grande aliada da leitura. Bastaria que novos livros e autores fossem explorados em novelas, programas de entrevistas, telejornais, etc. Imagine, por exemplo, se o Fantástico colocasse, todo domingo, um ator de renome para falar sobre seus escritores e obras favoritas. Ou se Faustão promovesse alguma das suas “gincanas” com base em conhecimentos literários. Essas e outras ideias poderiam ser implementadas e, certamente, teriam consequências semelhantes à observada após a aparição dos livros em Amor à vida.

Embora conheça um pouco do mundo midiático por dentro, não acredito nas teorias segundo as quais os grupos de mídia (e, especialmente, de televisão) veriam a leitura com maus olhos. Podemos – e devemos – contestar a grade das nossas emissoras, inclusive pelo fato de serem concessões estatais e desobedecerem a muitas das regras contidas nesse “pacto”, sobretudo em relação à programação cultural, mas não acho que o combate aos livros figure entre as preocupações dos empresários do setor. O problema maior, a meu ver, é o fato de o estímulo a eles não figurar.

Que o exemplo de Amor à vida sirva para sensibilizá-los. Nem que seja pela oportunidade de ganhar dinheiro vendendo livros.

Anúncios

3 comentários sobre “(Des)ligue a TV e vá ler um livro

  1. Eu já tinha percebido ao assistir a novela e achei uma ótima iniciativa da Globo. Eu mesma fui logo procurar o livro O que realmente importa?, de Anderson Cavalcante.

    • Realmente, Silvia. Seria interessante se a iniciativa tivesse continuidade, não é verdade? Pelo menos, em outras novelas. Vamos ver o que acontece, esperar pelos próximos capítulos… Obrigado pelo comentário!

  2. A Globo tem muita influencia sobre as pessoas, entao que seja para divulgar bons livros. Ultimamente tenho deixado a tv desligada e tenho lido mais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s