Literatura no BBB: vale uma espiadinha?


Hoje, o Big Brother Brasil 14 completa uma semana de exibição. E, só nesse tempinho, já houve atriz encarnando personagem, beijo lésbico, paredões, eliminações e outras coisas mais que não sei dizer por não assistir ao programa.

O assunto deste tópico, portanto, não tem a ver com a atual edição, mas com a produção literária dos que já participaram do BBB nos últimos 13 anos. Confira abaixo uma geral do que o LLS encontrou.

CAPA_DIARIO_SECRETO_EX_BBB.inddFani Pacheco

É autora de um dos livros mais repercutidos dentre os escritos por ex-participantes do programa. Diário Secreto de uma ex-BBB, lançado em 2009, é uma espécie de autobiografia de Fani, que esteve nas edições 7 e 13 do Big Brother. Os destaques da obra são suas revelações sobre experiências íntimas, inclusive bissexuais. Na capa, Fani aparece nua.

morango

Angélica Morango

Angélica ficou conhecida por se assumir lésbica durante o BBB 10. Depois do programa, ainda em 2010, ela lançou o livro Quebrando o Aquário. A obra reúne contos escritos antes e depois do BBB 10, alguns com nuances homossexuais e um deles, baseado em uma experiência vivida dentro da casa.

446px-Jean_wyllysJean Wyllis

O vencedor do BBB 5, que hoje ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados, lançou o livro Ainda lembro assim que saiu do programa, em 2005. Trata-se de uma coletânea de crônicas sobre a experiência. Em 2009, ele repetiu a dose literária, com Tudo ao mesmo tempo agora, em que reúne textos, declarações à imprensa e publicações feitas para seu blog e para a revista G Magazine. Dessa vez, os temas são mais amplos, abrangendo desde literatura, música e teatro até a militância LGBT.

lenaElenita Rodrigues

Participante do BBB 10, Elenita Rodrigues lançou O Homem Ideal e Outras Conversas em 2010. O livro é uma coletânea de 30 crônicas relativas a relacionamentos pessoais, além de comentários sobre a experiência no programa global.

marcelo-arantes (5)Marcelo Arantes

O Doutor Marcelo, do BBB 8, lançou A antietiqueta dos novos famosos em 2009. O psiquiatra define a obra como um guia para as novas celebridades, especialmente os participantes que acabaram de deixar o programa. No livro, tem espaço até para orientar os companheiros a lidar com o esquecimento da mídia e dos espectadores, isto é, a volta ao anonimato.

mariaMaria Melilo

Participante e vencedora do BBB 11, Maria planeja lançar um livro para contar o seu combate e a sua vitória contra um câncer raro no fígado, órgão que sofreu uma redução de 70% após a cirurgia a que ela se submeteu. O provável título da obra é Maria Melilo Celebrado a Vida, mesmo nome da festa que promoveu para celebrar a recuperação.

E aí, algum livro vale uma espiadinha? Ou é melhor mandar todos para o paredão?

P.S: Para aproveitar a postagem… Você sabia que o programa Big Brother é inspirado em um clássico da literatura internacional? Trata-se de 1984, do britânico George Orwell. Confira nossa resenha sobre o livro clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s