(Des)ligue a TV e vá ler um livro – Complemento


Logo_

Ontem, publiquei um post sobre a alta procura por livros indicados na novela Amor à vida, da Rede Globo. Hoje, encontrei mais uma notícia que apenas reforça a minha ideia do quanto a televisão pode contribuir para a melhora dos níveis de leitura no país.

A recém encerrada minissérie Amores Roubados, que se passava na região de Juazeiro e Petrolina, no Sertão do São Francisco, foi inspirada no livro A emparedada da Rua Nova, em que o escritor Carneiro Vilela registra uma lenda urbana de Pernambuco. A história, que teve o final adaptado na versão audiovisual, foi publicada originalmente entre 1909 e 1912, em folhetins, sendo recuperada e difundida, um século depois, pelo dramaturgo e roteirista George Moura. Sabe qual foi o resultado disso?

Nada menos do que um aumento estimado de 300% nas vendas do livro, principalmente nas duas maiores cidades do país (São Paulo e Rio de Janeiro). O percentual foi mencionado em entrevistas recentes, pelo gerente de marketing da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Alexandre Monteiro. A Cepe, que edita a obra, precisou até fazer reimpressões para atender aos pedidos.

Por esta e por outras, já dá para ter a certeza do quanto a televisão pode contribuir para a formação do hábito da leitura (ou, pelo menos, para o aumento nas compras de livros). Resta saber, agora, se as últimas boas notícias sobre o assunto são passageiras ou indicam uma tendência de valorização da literatura na grande mídia. Fica a torcida pela segunda opção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s