Você precisa ler umas verdades


DSC_0882

Eu ainda era menino quando meu pai me disse que “uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”. Não era exatamente uma lição de vida, um estímulo para a falsidade. Tanto que ele tratou de explicar que a frase é de Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista no governo de Hitler. Seja como for, o livro As Mais Famosas Lendas, Mitos e Mentiras da História do Mundo vai justamente de encontro às verdades construídas e herdadas, geração a geração.

Escrito pelo norte-americano Richard Shenkman, o livro é mais ou menos como um “guia dos curiosos” destinado a desmascarar – ou, pelo menos, enfraquecer – versões sobre fatos e personagens históricos que, ao longo do tempo, ganharam status de verdades incontestáveis. Exemplo? O pacifista Gandhi foi voluntário em três guerras do Império Britânico: a dos Bôeres, uma contra os zulus e a Primeira Guerra Mundial. Surpreendente, convenhamos.

No rol dos alvos de Shenkman, entra de tudo um pouco: de Sócrates e Calígula a sexo, das Cruzadas a Napoleão, de Lawrece da Arábia ao Cristianismo, de Hitler a Rei Artur. O livro é dividido em 12 partes temáticas, todas elas com um título alternativo bem-humorado, que já indica o estilo de escrita do autor. Ao longo das análises, Shenkman recorre frequentemente a interações com o leitor e ironias, fazendo com que a leitura seja bastante agradável.

Como ponto negativo, aponto algumas afirmações baseadas em presunções, e não em documentos. Por vezes, isso gera, no leitor, a sensação de que as controvérsias apresentadas nem sempre estão fundamentadas, podendo até mesmo ser mais uma versão imaginada ou apenas mais verossímil do que a tradicional. Há até contestações importantes que não têm sua referência (ou fonte) bem explicitada na obra, como, por exemplo, a de que Galileu não falou “De qualquer modo, ela se move”, após renunciar, perante o Tribunal da Inquisição, à ideia de que a Terra gira em torno do Sol.

Em suma, é um bom livro para quem gosta de história, mas superficial para os mais aprofundados na área. Até mesmo devido à linguagem simples e bem-humorada, sem maior preocupação com conflitos de argumentos e versões, As Mais Famosas Lendas, Mitos e Mentiras da História do Mundo parece ser mais indicado para os leitores curiosos e, digamos, “semileigos” – inclusive (ou principalmente), os jovens.

Ficha técnica

Título: As Mais Famosas Lendas, Mitos e Mentiras da História do Mundo

Autor: Richard Shenkman

Editora: Prestígio

Páginas: 208

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s