A bíblia dos assassinos?


Apanhador Capa_6225

Um adolescente é expulso do colégio e mergulha numa profunda reflexão, um tanto depressiva, sobre sua visão de mundo, a sua vida e o seu futuro, ao longo de um fim de semana em Nova York. Esse é o resumo da história contada em O apanhador no campo de centeio. Agora, me diga: como um livro assim poderia inspirar assassinos?

Eu sei, é difícil responder. Seja como for, o livro mais conhecido do norte-americano J. D. Salinger (morto há exatos quatro anos) ganhou fama internacional três décadas depois de ser lançado, por conta de três atentados contra celebridades. Primeiro, foi Mark David Chapman quem declarou ter se inspirado na obra para assassinar o ex-Beatle John Lennon, em 1980. Disse que se identificava com Holden Caulfield, o adolescente da história, por odiar a falsidade. Chapman, inclusive, carregava um exemplar no bolso quando cometeu o crime. No ano seguinte, John Hinckley Jr. tentou matar o ex-presidente norte-americano Ronald Reagan e repetiu o discurso: fora inspirado pelo livro de J. D. Salinger.

Mark-David-Chapman  John_Hinckley,_Jr._Mugshot

Mark David Chapman e John Hincley Jr (eles se parecem, não é?)

Em 1989, a “mística” em torno da obra se intensifica. A atriz norte-americana Rebecca Schaeffer abriu a porta de sua casa e foi baleada por Roberto John Bardo. O assassino, mais tarde, revela que também havia se inspirado em O apanhador no campo de centeio.

A ligação do livro com os psicopatas tornou-se tão forte que, em 1997, chegou aos cinemas. No filme Teoria da Conspiração, o ator Mel Gibson interpreta um taxista que pensa que todos estão contra ele e que tem a compulsão de comprar um exemplar da obra todos os dias.

Macabro, hein? Eu nunca li o livro… E, depois dessas, estou pensando se vale a pena tentar. Se você já leu e me conhece pessoalmente, por favor, me avise. De longe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s