10, 9, 8… José Martí!


Josemart1-000

Hoje, 28 de janeiro, o poeta, jornalista, político e filósofo cubano José Martí completaria 161 anos. Pouco conhecido em outros países, ele é venerado no seu país, tanto por ter liderado a luta pela independência contra a Espanha, quanto por sua inspiração à Revolução de 1959. Em Havana, sua cidade natal, existe um grande memorial em sua homenagem, inclusive com muitos dos seus versos adornando as paredes.

Para disseminar a vida e a obra de José Martí, que tal um 10, 9, 8… do LLS? Acompanhe.

10. José Martí foi criador do Partido Revolucionário Cubano e idealizador da Guerra Necessária de 1895, em que se lutava pela independência do país frente à Espanha.

9. Aos 16 anos, deu início a sua atuação separatista, publicando o seu primeiro drama patriótico em versos, o Abdala, no jornal La Pátria Libre, que teve apenas uma edição.

8. José Martí foi condenado pela postura revolucionária a seis anos de trabalho forçado. Trabalhou durante seis meses em uma pedreira e, por causa de problemas de saúde, foi indultado e deportado para a Espanha.

7. Na terra dos “inimigos”, publicou El Presídio Político en Cuba, em que denunciava as condições dos presos na colônia. Junto a compatriotas, conseguiu espaço para a luta por independência na imprensa espanhola.

6. Depois de se formar na Espanha, viver na França, se casar no México e trabalhar como professor na Guatemala, retornou para Cuba em 1878. No ano seguinte, entretanto, foi novamente deportado devido às atividades revolucionárias. Desta vez, foi para os Estados Unidos, onde morou até 1895.

5. Em 1895, novamente em Cuba, assumiu papel de destaque nas revoltas contra a Espanha, ficando responsável por organizar os rebeldes para os combates.

4. José Martí morreu no campo de batalha, no vilarejo de Dos Ríos, em maio de 1895. Seu corpo foi mutilado por soldados espanhóis e exibido à população. De lá para cá, já foi sepultado cinco vezes – a última, em 1951.

3. Os ideais de independência da pátria e fraternidade entre os povos e nações hispânicas são marcantes também na obra literária de El Apóstol (“O apóstolo”), como o poeta é conhecido em Cuba.

2. Guantanamera, uma das músicas cubanas mais conhecidas em todo o mundo, é baseada na obra Versos Sencillos (“Versos Simples”), de José Martí.

1. Em todas (ou, pelo menos, em grande parte) das escolas cubanas, há um busto em homenagem a José Martí.

Para finalizar, cinco versos que simbolizam o pensamento e a obra do poeta.

“Trincheiras de ideias valem mais do que trincheiras de pedras.”

“É preferível o bem de muitos à opulência de poucos.”

“Se afirma o povo que honra seus heróis.”

“É a liberdade a essência da vida.”

“Quem pensa em si não ama a pátria.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s