A Semana: 02 a 08 de fevereiro


P003CXE111330-04

Fevereiro parece ser um mês e tanto na história da literatura. Basta ver a quantidade de nascimentos, mortes e eventos importantes que aconteceram nos primeiros dias. Na nova A Semana, o destaque é para o 10º aniversário de falecimento da escritora paulista Hilda Hilst, na terça-feira, dia 4.

Nascida em Jaú, em abril de 1930, ela foi uma das autoras mais premiadas do último século, com obras como Presságio, A Obscena Senhora D, Rútilo Nada e Cantares de Perda e Predileção. Além da profícua produção, tanto em prosa, quanto em poesia, Hilda ficou conhecida por planejar e habitar, por quase 50 anos, a Casa do Sol, espaço de inspiração e criação artística. O lugar, que serviu de hospedagem a diversos artistas, hoje é preservado pelo Instituto Hilda Hist. Saiba mais clicando aqui.

Confira outros acontecimentos relevantes da semana:

02 de fevereiro:

a) nascimento do romancista, contista e poeta irlandês James Joyce, em 1882. É conhecido, sobretudo, pelos contos Gente de Dublin e pelos romances Finnegans Wake, Ulisses e Retrato do artista quando jovem.

b) morte, em 1970, do matemático, filósofo, lógico e escritor galês Bertrand Russell, vencedor do Nobel de Literatura de 1950. Entre seus livros, está o polêmico Por que não sou cristão, em que contesta, com humor, pilares do cristianismo.

03 de fevereiro: morte, em 1847, da cortesão francesa Marie Duplessis, que teve um caso com o escritor Alexandre Dumas Filho, servindo-lhe de inspiração para a personagem Marguerite Gautier, no livro A Dama das Camélias.

04 de fevereiro: descoberta, em 1859, no Egito, do Codex Sinaiticus ou Manuscrito Aleph, importante manuscrito grego do século 4 e único codex a conter todo o Novo Testamento da Bíblia. Encontra-se, atualmente, no Museu Britânico.

05 de fevereiro: morte, em 1927, do poeta, ensaísta e crítico fluminense Joaquim Osório Duque-Estrada, conhecido sobretudo por ser o autor da letra do Hino Nacional Brasileiro. Foi membro da Academia Brasileira de Letras.

06 de fevereiro: nascimento,em 1608, do escritor, filósofo e padre português Antônio Vieira, que atuou como missionário no Brasil, defendendo os direitos dos indígenas, dos judeus e dos escravos. Expoente do estilo barroco, ficou famoso por seus sermões, como Sermão da Sexagésima e Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as da Holanda.

07 de fevereiro:

a) nascimento, em 1812, do romancista britânico Charles Dickens, autor de obras importantes, como David Copperfield e Oliver Twist.

b) nascimento do escritor norte-americano Sinclair Lewis, em 1885. Contemplado com o Nobel de Literatura em 1930 e com o Pulitzer, é autor de livros como Babbit e Arrowsmith.

08 de fevereiro: 

a) morte do escritor irlandês Halldór Laxness, em 1998, vencedor do Nobel de Literatura de 1955 e autor de obras como O livro do povo, Poemas e O grande tecelão da Caxemira.

b) nascimento do escritor francês Júlio Verne, em 1828. É considerado como um dos primeiros nomes da ficção científica, com obras importantes e repletas de referências às invenções humanas, como Viagem ao centro da Terra e Vinte mil léguas submarinas.

Semana que vem tem mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s