5 curiosidades do português – parte 4


cinco português

Semana de volta às aulas é um bom pretexto para fazer uma revisão (ou aprender mais) sobre a nossa língua – mesmo para quem já não frequenta o colégio ou a faculdade. Por isso, o LLS traz mais cinco dicas e curiosidades do português.

1. A expressão “dia a dia” nunca tem hífen. Antes da última reforma ortográfica, os termos eram separados pelos tracinhos quando o sentido era de substantivo, como sinônimo de “cotidiano”.

2. Você quer aprender português a curto prazo? Então, já começou mal. A forma correta é “em curto prazo”. O mesmo vale para médio e longo prazo, claro.

3. O verbo “adequar” é defectivo e, no presente do indicativo, só admite as formas “nós adequamos” e “vós adequais”. Por isso, é incorreto dizer, por exemplo, que “um funcionário não se adequa à linha da empresa”. Não há conjugação na terceira pessoa, nem do singular, nem do plural.

4. Os adjetivos que têm a terminação “io” precedida de consoante ganham um “i” dobrado na forma superlativa. Exemplos: “frio” e “friíssimo”, “macio e “maciíssimo”. Acredite em mim, estou falando seriíssimo.

5. “Espectador” é quem assiste a alguma coisa, como um filme ou um jogo de futebol. É bem diferente de “expectador”, que é o sujeito que tem expectativas.

Quer saber mais sobre a língua portuguesa? Acesse as outras edições deste quadro.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s