Chaplin para leitores


livro chaplin

Mais de 60 anos depois de pronto, o único livro escrito por Charles Chaplin foi lançado ontem, 4 de fevereiro. Footlights, concluído em 1948, serviu de base para o filme Luzes da Ribalta, de 1952. A história é sobre o relacionamento entre um palhaço decadente (vivido, no cinema, por ele próprio) e uma dançarina que flertava com o suicídio. Além do texto, a obra traz documentos e fotografias inéditas do arquivo pessoal de Chaplin.

O livro foi publicado na Inglaterra por uma instituição italiana que tem se dedicado a recuperar rascunhos do arquivo de Carlitos, a Cineteca di Bologna. No projeto, também está envolvido o biógrafo do ator e diretor, David Robinson. Segundo ele, a história de Footlights surgiu do encontro de Chaplin com a dançarina russa Vaslav Nijinksy, em 1916. Outro ponto interessante é que o desespero do palhaço (personagem) pode ser um reflexo da angústia vivida pelo autor quando percebeu que estava perdendo o interesse da mídia e da sociedade.

Curiosamente, Luzes da Ribalta, inspirado no romance, foi o responsável indireto por sua saída dos Estados Unidos, onde o londrino morava há quase quatro décadas. Por ser de tendência esquerdista, Chaplin incomodava o governo norte-americano durante a Guerra Fria. Quando ele viajou para a Inglaterra a fim de promover o filme, teve seu visto revogado e foi impedido de retornar aos EUA. Passou a viver, então, em Vevey, na Suíça, onde morreu no dia 25 de dezembro de 1977, aos 88 anos.

O filme está disponível, na íntegra, no Youtube. Assista abaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s