A Semana: 09 a 15 de fevereiro


mjalexander_alice_walker_1816-final

Mais uma A Semana e tanto no Livro Leve Solto. Curiosamente, no período entre 9 e 15 de janeiro, a literatura teve muito mais a ganhar do que a perder. Foram vários nascimentos e poucas mortes de autores importantes na história das letras. Entre esses “presentes”, esteve a escritora norte-americana Alice Walker, símbolo da luta pelas igualdades de gênero e de etnia. Hoje, 9 de fevereiro, ela está completando 70 anos.

Alice é a autora do livro The Color Purple (“A cor púrpura”), publicado em 1982, vencedor do Prêmio Pulitzer e inspiração para o filme homônimo dirigido por Steven Spielberg, estrelado por Whoopi Goldberg e lançado em 1985. A produção foi indicada para 11 Oscars, mas não levou nenhum, o que gerou alguma polêmica, por se tratar de uma história sobre discriminação racial e sexual nos Estados Unidos. Entre 2005 e 2008, The Color Purple foi encenado, como musical, na Broadway, em Nova Iorque.

Confira outros acontecimentos relevantes da semana:

09 de fevereiro: morte de Fiódor Dostoiévski, em 1881, aos 60 anos de idade. O escritor russo é autor de clássicos da literatura mundial, como Crime e Castigo e Os irmãos Karamazov (considerado o melhor romance da história, por Sigmund Freud).

10 de fevereiro:

a) nascimento do dramaturgo e poeta alemão Bertold Brecht, em 1898. Ele é autor, entre outras obras, de Um homem é um homem e A Ópera dos Três Vinténs.

b) morte do filósofo francês Montesquieu, em 1755. O iluminista, conhecido pela tese da separação dos três poderes, escreveu o clássico Do Espírito das Leis, lançado em 1748.

11 de fevereiro:

a) início, em 1922, da Semana de Arte Moderna, evento que inaugurou o Modernismo no Brasil.

b) nascimento, em 1917, do escritor norte-americano Sidney Sheldon, autor de best sellers de suspense e policial, como A ira dos anjos e O outro lado da meia-noite.

c) nascimento, em 1946, do mineiro Mário Prata, conhecido por livros como Diário de um Magro e Minhas mulheres e meus homens, além de telenovelas e peças de teatro, como, respectivamente, Estúpido Cupido e Besame Mucho.

d) morte, em 1650, do filósofo francês René Descartes, considerado o fundador da filosofia moderna e autor do clássico Discurso sobre o método.

12 de fevereiro:

a) morte, em 1804, do filósofo prussiano Immanuel Kant, autor de livros como Crítica da Razão Pura e Crítica do Julgamento.

b) morte, em 2000, do cartunista norte-americano Charles M. Schulz, criador da história em quadrinhos Peanuts, que tem personagens como Charlie Brown e o cachorro Snoopy. No dia seguinte, foi publicada a última tira do desenho.

13 de fevereiro: descoberta de um livro com anotações de Leonardo da Vinci, em Madri, em 1967.

14 de fevereiro: nascimento de Augusto de Campos, em São Paulo, em 1931. O poeta, tradutor e ensaísta paulista é considerado um dos criadores da poesia concreta nacional e autor de livros como Poetamenos, Não Caixa Preta.

15 de fevereiro:

a) nascimento, em 1909, de Miep Gies, garota que guardou os escritos de Anne Frank durante a Segunda Guerra Mundial. As anotações seriam publicadas após o conflito, com o título de O Diário de Anne Frank, transformando-se em uma das obras mais vendidas da história, com grande relevância para a compreensão do Holocausto e da vida nos campos de concentração.

b) morte, em 1935, do poeta carioca Ronald de Carvalho, autor de livros como Luz Gloriosa, bastante elogiado pelo português Fernando Pessoa e integrante do movimento modernista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s