Gol de letras


DSC_0957

Luís Fernando Veríssimo é o nome mais recorrente nas minhas estantes de livros. Não sei se posso apontá-lo como meu escritor favorito, mas certamente está no “top alguma coisa”. Nosso último contato foi há alguns meses, pela obra Time dos Sonhos, coletânea de 51 crônicas e contos do autor sobre futebol.

Mas não é só sobre futebol, assim, puro e cru. Não é só sobre a movimentação dos laterais, a recomposição da defesa, a reposição de bola, a linha burra, o overlapping ou outras expressões que, se você não acompanha o esporte, não iria entender. Veríssimo recorre ao seu estilo característico, mesclando nomes célebres e acontecimentos relevantes a sentimentos pessoais, memórias, detalhes e ficção. Com essa fórmula, navega entre diversos subtemas, como as paixões e esquisitices dos torcedores, a bola, os apelidos dos jogadores e até mesmo suas experiências nas coberturas de Copas do Mundo.

O curioso, a meu ver, é que o gaúcho e torcedor fanático do Internacional fala mais seriamente de futebol do que de outros assuntos, das comédias da vida privada. É claro que boa parte dos textos de Time dos Sonhos traz uma dose considerável de humor, mas também percebi alguns em que há pouco emprego das tiradas e analogias tão marcantes na obra de Veríssimo, talvez em nome de uma análise mais consistente. Se isso tira o brilho do livro? Depende do leitor.

Para mim, tirou. Provavelmente, porque fui a esse livro esperando “mais do mesmo” (que é bom, quando a gente gosta do “mesmo”, certo?). Mas, para quem está disposto a fugir das análises de mesas-redondas ou das reportagens esportivas do dia a dia, Time dos Sonhos é, claro, uma opção interessante. Seja para se divertir, para se reconhecer na voz de outro torcedor ou para refletir sobre minúcias que, embora passem despercebidas, fazem sua parte para a popularidade da paixão nacional.

Ficha técnica

Título: Time dos Sonhos

Autor: Luís Fernando Veríssimo

Editora: Objetiva

Páginas: 138

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Gol de letras

  1. Boa dica! Também gosto de ler Luis Fernando Veríssimo, mas no caso específico desse livro, acho que meu irmão, que é alucinado por futebol, deverá gostar mais do que eu. Por isso, já decidi: vou presenteá-lo! Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s