A Semana: 16 a 22 de fevereiro


chaves-divulgacao3

Na nova A Semana do Livro Leve Solto, o destaque é mais televisivo do que literário. No próximo dia 21, sexta-feira, o mexicano Roberto Gómez Bolaños completa 85 anos. Não sabe quem é? Engano seu. Certamente, você sabe. Ou nunca assistiu a um episódio de Chaves ou Chapolin Colorado? O curioso é que o criador e protagonista desses dois sucessos também tem uma carreira como escritor. Além de ter elaborado roteiros para muitos filmes e séries, Bolaños lançou três livros: El Diario de El Chavo del Ocho (“O Diário do Chaves”), … Y también Poemas (“E também poemas”) e Sin querer queriendo: Memorias (“Sem querer querendo: Memórias”).

Mas atenção! Nada de confundir o intérprete de Chaves com o escritor chileno Roberto Bolaño, nascido em 1953 e morto em 2003. Esse, sim, teve grande sucesso como autor de livros, como Os Detetives Selvagens, pelo qual recebeu o prêmio Rómulo Gallegos.

Confira outros acontecimentos importantes da semana:

16 de fevereiro:

a) nascimento, em 1848, do escritor, jornalista, crítico de arte e anarquista francês Octave Mirbeau. Autor de romances e peças, era uma das figuras mais relevantes e características da literatura da Belle Époque.

b) morte, em 1907, do poeta italiano Giosuè Carducci, primeiro escritor do seu país a conquistar o Nobel de Literatura, um ano antes de falecer. Sua obra mais conhecida é Odi Barbare, de 1877.

17 de fevereiro:

a) Fim da Semana da Arte Moderna, em 1922. O evento marcou a inauguração do Modernismo no Brasil.

b) morte do poeta alemão Heinrich Heine, conhecido como “o último dos românticos”. Teve grande parte da sua poesia musicada por músicos como Mendelssohn, Brahms e Richard Wagner.

c) morte, em 1997, do escritor, antropólogo e político mineiro Darcy Ribeiro, aos 74 anos. Sua obra mais famosa, publicada em seis volumes (o último deles, em 1995), é O Povo Brasileiro – a formação e o sentido do Brasil. Também foi autor dos romances Maíra, O mulo, Utopia Selvagem e Migo. Em 1992, passou a ocupar a cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras.

18 de fevereiro:

a) nascimento, em 1931, da escritora norte-americana Toni Morrison, vencedora do Nobel de Literatura em 1993. Com romances dedicados à vida das negras nos Estados Unidos durante os séculos 19 e 20, a escritora foi reconhecida, sobretudo, por Amada, livro lançado em 1987, que lhe rendeu o Prêmio Pulitzer de ficção e a classificação do jornal The New York Times como “a melhor obra da ficção americana dos últimos 25 anos”.

b) morte, em 1875, do poeta fluminense Fagundes Varela, patrono da cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras. Expoente da terceira fase do Romantismo, tem, como poema mais famoso, Cântico do Calvário, feito em alusão à morte do filho de apenas três meses de idade.

19 de fevereiro: nascimento, em 1896, do escritor e teórico surrealista francês André Breton. Foi um dos fundadores da revista Littérature e publicou, em 1924, o Primeiro Manifesto Surrealista, utilizando o recurso da “escrita automática”.

20 de fevereiro: publicação, em 1909, no jornal francês Le Gifaro, do Manifesto do Futurismo, escrito por Fillipo Marinetti.

21 de fevereiro:

a) nascimento, em 1864, do escritor, político e professor maranhense Coelho Neto. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, tendo sido o primeiro a ocupar a cadeira número 2. Considerado o “príncipe dos prosadores brasileiros”, entrou em embate com os modernistas e acabou caindo no ostracismo.

b) morte, em 1984, do romancista russo Mikhail Shlokhov. Conquistou o Nobel de Literatura de 1965, cinco anos depois de receber o Prêmio Lenin, pelo livro Virgem do solo revolvido. A obra levou 28 anos para ser concluída e é composta de duas partes – a primeira delas, Sementes do Amanhã, foi lançada em 1932.

22 de fevereiro: nascimento, em 1788, do filósofo alemão Arthur Schopenhauer, cujas principais obras  são O mundo como vontade e representação e Parerga e Paralipomena. É fortemente vinculado a uma visão realista-pessimista e influenciou outros pensadores de renome, como Hartmann e Nietzsche.

Semana que vem tem mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s