5 curiosidades do português – parte 6


cinco português

Chegaram as novas dicas de português do Livro Leve Solto. Desta vez, entre as cinco curiosidades, há três esclarecimentos que podem lhe ajudar a encontrar o termo certo na hora de se expressar. Ou, pelo menos, a não usar o errado. Confira!

1. “Crase” não é nome de acento gráfico, mas, sim, da fusão de duas vogais iguais (preposição “a” + artigo definido “a”). O acento é grave, assim como o outro é agudo.

2. Você já deve ter lido em algum lugar sobre os múltiplos significados da palavra “manga”. Mas, provavelmente, nunca percebeu que acontece o mesmo com “vara”. Entre os sentidos possíveis, estão o instrumento de pesca, a divisão do Judiciário e o coletivo de porcos.

3. Uma criança ou um homem não podem ser raptados. Tecnicamente, “rapto” é um crime (ou era, já que, no Brasil, deixou de estar tipificado em 2009) cometido apenas contra mulheres – e com fins libidinosos.

4. Você gosta de coisas sofisticadas? Lamento… A origem do verbo “sofisticar” não tem nada a ver com elegância. No francês sophistiquer, trata-se de “enganar com sofismas”, e no latim medieval sophisticare, de “enganar, falsificar, corromper”.

5. Estima-se que a língua portuguesa é falada por mais de 240 milhões de pessoas no mundo. Muito? Sem dúvida. O problema é que quase 80% estão aqui mesmo, no Brasil.

As últimas edições desta seção, você encontra abaixo. Basta clicar:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s