4 dos 9 indicados ao Oscar de melhor filme são inspirados em livros


82nd Annual Academy Awards - "Meet The Oscars" New York

Está nos jornais de hoje. Com o lançamento de 12 anos de escravidão e Clube de Compras Dallas, os cinemas comerciais brasileiros estão com quase todos os indicados ao Oscar de melhor filme em cartaz. Das nove produções, sete ou oito estão disponíveis ao público, dependendo do lugar e da rede. Mas você sabia que quatro delas são inspiradas em livros?

Estamos falando de 12 anos de escravidão, O lobo de Wall Street, Capitão Phillips e Philomena. Saiba um pouco sobre cada um.

img-1020333-12-anos-de-escravidao12 anos de escravidão

É um dos candidatos mais fortes ao Oscar de melhor filme. Baseado em no relato autobiográfico de Solomon Northup. O autor-personagem sofreu um sequestro e foi escravizado durante 12 anos, só conseguindo retomar a liberdade graças à ajuda de um advogado canadense abolicionista. O livro foi publicado depois da vitória de Northup na Justiça, em 1853, e vendeu 17 mil exemplares nos primeiros quatro meses.

Só neste ano, a obra foi traduzida para o português. Há duas edições no mercado brasileiro. Uma da Seoman, inclusive na versão e-book, e uma da Penguin-Companhia das Letras. O preço por exemplar é em torno de R$ 20, e ambas têm prefácio de David Wilson.

Ficha do filme

Direção: Steve McQueen

Elenco principal: Chiwetel Ejiofor, Brad Pitt, Benedict Cumberbatch, Paul Dano, Paul Giamatti

PHILOMENAPhilomena

O filme conta a história real de uma mãe irlandesa que foi obrigada a dar o filho para a adoção e dedica toda a vida a reencontrá-lo. A protagonista, Philomena Lee, é uma enfermeira aposentada de 80 anos. O livro Philomena – Uma mãe, seu filho e uma busca que durou cinquenta anos, que deu origem à produção, no entanto, foi escrito por outra pessoa: o jornalista político Martin Sixsmith.

No filme, é esse jornalista que encontra o filho perdido, nos Estados Unidos, e informa à mãe sobre sua morte. Mas, na verdade, quem obteve as informações foi Jane, outra filha de Philomena. Sixmith, então, escreveu o livro e foi procurado por Jane para encontrar amigos do meio-irmão nos Estados Unidos.

Ficha do filme

Direção: Stephen Frears

Elenco principal: Judi Dench, Steve Coogan

O-Lobo-de-Wall-Street-26Dez2013-07O lobo de Wall Street

Esse já foi até tema de post aqui no Livro Leve Solto. O filme estrelado por Leonardo DiCaprio é inspirado no livro homônimo do norte-americano Jordan Belfort. Na década de 1990, ele levou uma vida de luxo, sexo e drogas, graças à fortuna conquistada com a atuação no mercado de ações. Belfort foi acusado de manipulação, fraude de valores mobiliários, lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros. Passou um mês em uma clínica de reabilitação e 22 na prisão. A pena só não foi de 30 anos porque cooperou com a polícia, delatando outros infratores.

Ficha do filme

Direção: Martin Scorcese

Elenco principal: Leonardo DiCaprio, Matthew McConaughey, Jonah Hill, Kyle Chandler

phillipsCapitão Phillips

Com Tom Hanks no papel principal, o filme revive o drama do capitão norte-americano Richard Phillips, que, em 2009, passou cinco dias em poder de um grupo de piratas somalis. O resgate, efetuado pela Marinha dos Estados Unidos, foi uma operação de grande porte, que incluiu a morte de três sequestradores, alvejados por atiradores de elite, e a prisão do quarto, condenado a mais de 30 anos. O livro Dever de capitão, escrito pela própria vítima, foi lançado no Brasil no fim do ano passado.

Ficha do filme

Direção: Paul Greengrass

Elenco principal: Tom Hanks, Barkhad Abdi

 

Quer saber mais sobre livros que vão virar filmes em 2014? Acesse nosso post sobre o assunto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s