De Corpo – e alma


DSC_1006

Curioso. Já li e escrevi muita poesia, mas tenho uma dificuldade considerável de resenhar um livro de poemas. Por isso, de antemão, peço desculpas pela provável qualidade duvidosa deste post. Acontece que estava dando uma olhada nas minhas prateleiras e me dei conta que jamais havia escrito sobre um dos meus poetas favoritos (talvez, O favorito): Drummond. Escolhi uma das obras dele e a trouxe para o Livro Leve Solto.

Corpo foi um dos últimos livros lançados em vida por Carlos Drummond de Andrade, em 1984, e representou, junto a Boca de luar, a estreia do escritor mineiro pela editora Record, depois de 41 anos publicando pela José Olympio. Em 1987, ele faleceu, deixando cinco obras inéditas.

O livro traz 41 escritos de Drummond, incluindo os célebres Ausência, Canção de Itabira, Eu, etiqueta e As sem-razões do amor. O título da obra remete aos dois poemas iniciais, As contradições do corpo e A metafísica do corpo. Não há, entretanto, uma linha definida, que perpasse ou contemple todos os textos reunidos. O escritor passeia por diversas temáticas, do sexo às peculiaridades da cidade natal, da religião ao consumismo, dos mistérios da vida às coisas da favela.

Se essa mistura dificulta uma compreensão plena do momento vivido pelo escritor e das inspirações para os poemas publicados, por outro lado, serve bem aos leitores que querem entrar em contato com a diversidade (de temas e estilos) da obra drummondiana. É, portanto, um bom cartão de visitas para quem não conhece muito sobre o escritor e, igualmente, uma bela coletânea para os mais experimentados.

O livro da fotografia que abre este post foi publicado em 2004 e tem ilustrações de Carlos Leão, além de cronologia e bibliografia de Drummond. É a 18ª edição de Corpo e faz parte de um projeto de reedição das obras do poeta mineiro, em comemoração pelos 100 anos do seu nascimento, completados em 2002.

Ficha técnica

Título: Corpo

Autor: Carlos Drummond de Andrade

Editora: Record

Páginas: 168

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s