5 curiosidades do português – parte 8


cinco português

Passadas a farra e a ressaca do Carnaval, é hora de colocar a cabeça em ordem. E a gramática também! Confira mais cinco dicas e curiosidades sobre o nosso idioma:

1. Se você está aspirando a chefia da sua empresa, é bom tomar cuidado com o seu nariz. “Aspirar”, no sentido de almejar ou objetivar, deve ser sucedido de preposição. Logo, você estaria aspirando à chefia. Quando não há preposição, o verbo é sinônimo de cheirar ou inalar.

2. Já ouviu falar em substantivo sobrecomum? É assim que se chamam aqueles que servem para designar tanto homens, quanto mulheres. Entre os exemplos, estão “a criança”, “o indivíduo”, “a vítima” e “a testemunha”.

3. Em tempos de debates sociais, é importante distinguir descriminação e discriminação. A primeira palavra refere-se ao ato de eximir de culpa e vem sendo substituída por descriminalizar, um neologismo. Já a segunda tem conotação de selecionar, diferenciar, servindo tanto para “discriminar itens”, quanto para “discriminar minorias”, por exemplo.

4. As pessoas que nascem em alguns municípios e estados do país podem ser chamadas por mais de um adjetivo pátrio ou gentílico. Os naturais do Espírito Santo, por exemplo, são capixabas ou espírito-santenses. Quem vem do Rio Grande do Norte é potiguar ou norte-rio-grandense. E o pessoal de Santa Catarina é catarinense ou barriga-verde.

5. Se lhe convidarem para servir de elo de ligação com alguém, recuse. Você estará fazendo trabalho dobrado. Afinal, se é elo, já é de ligação, certo? Evite o pleonasmo.

As últimas edições desta seção, você encontra abaixo. Basta clicar:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s