10, 9, 8… Antonio Houaiss!


houaiss

Você certamente já leu o sobrenome dele por aí. Mas o carioca Antonio Houaiss, falecido há exatos 15 anos, não foi apenas o criador de um dos principais dicionários da língua portuguesa. Saiba mais sobre a vida e a obra dele no novo 10, 9, 8do Livro Leve Solto.

10. Nascido em 15 de outubro de 1915, Antonio Houaiss foi o quinto filho de uma prole de sete. A família grande não foi mantida por ele, que não teve herdeiros no seu casamento com Ruth Marques de Salles.

9. Bacharel e licenciado em letras clássicas, pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, ensinou português, latim e literatura no magistério secundário oficial durante 12 anos (de 1934 a 1946). Também foi examinador e elaborador de provas de português de diversos concursos para cargos públicos, além de professor do Instituto de Cultura Uruguaio-Brasileiro de Montevidéu.

8. Antonio Houaiss foi membro da Comissão para o Estabelecimento de Diretrizes para o Aperfeiçoamento do Ensino/Aprendizagem da Língua Portuguesa e da delegação brasileira no Encontro para a Unificação Ortográfica da Língua Portuguesa. Nesta última, ocorrida em 1986, atuou como secretário-geral e delegado porta-voz do país.

7. Em 1988, organizou o Congresso Internacional de Tradutores, em Campos, no Rio de Janeiro, assumindo os cargos de vice-presidente e secretário-executivo do evento. Na década de 1990, também foi ministro da Cultura no governo Itamar Fraco, membro do Conselho Federal de Cultura e do Conselho Nacional de Política Cultural e presidente da Academia Brasileira de Letras (onde ocupava a cadeira de número 17, desde 1971).

6. Ele é considerado o principal negociador brasileiro do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990. Para o estudioso, a ausência de uma ortografia oficial comum aos países que utilizam o idioma gerava dificuldades políticas e linguísticas.

5. Houaiss também trabalhou como diplomata, tendo sido vice-cônsul brasileiro em Genebra, secretário da delegação permanente do país naquela cidade, junto à ONU, e integrado representações em assembleias internacionais. Foi terceiro secretário da embaixada em São Domingos, na República Dominicana, e em Atenas, na Grécia, entre outras funções.

4. Foi aposentado do Ministério das Relações Exteriores em 1964, ano de início da ditadura militar no Brasil, inclusive tendo seus direitos políticos suspensos por dez anos.

3. A revista Veja já classificou Antonio Houaiss como o “maior estudioso das palavras da língua portuguesa nos tempos modernos”. Também pudera. Além do dicionário que leva o seu nome, ele publicou dois léxicos bilíngues inglês-português e organizou o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras.

2. Antonio Houaiss organizou e elaboradou as enciclopédias Delta-Larousse e Mirador Internacional e, também, traduziu o romance Ulisses, de James Joyce. Lançou, ainda, diversos livros sobre assuntos variados, como, por exemplo, culinária.

1. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa foi um projeto iniciado em 1986, em parceria com Mauro de Salles Villar, e só concluído após a morte de Houaiss. Hoje, ele é atualizado pelo Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia, no Rio de Janeiro, e pela Sociedade Houaiss Edições Culturais, em Lisboa.

 

Anúncios

Um comentário sobre “10, 9, 8… Antonio Houaiss!

  1. olá Tiago. Adorei seu blog e acho muito importante o trabalho q vc está fazendo. Conheço um autor q faz algo parecido, vc jah ouviu falar de Lu Mounier? ele tem esse pensamento de democratizaçao de literatura, fica como sugestão voce falar com ele e conhecer mais desse trabalho q ele faz e q pode somar com o seu. Att

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s