5 curiosidades do português – parte 9


cinco português

Uma das seções mais populares do Livro Leve Solto continua viva na nova fase do blog. Confira a seguir cinco dicas e curiosidades sobre o nosso idioma.

1. “Eu quero esse serviço be…” E agora, bem feito ou benfeito? Segundo o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, benfeito. A forma aglutinada vale, também, para o verbo infinitivo (benfazer). Como dica, vale lembrar que “benquisto” já era grafado dessa maneira.

2. Você teria coragem de abrir a boceta de Pandora? Êpa! Calma, calma… Se você viajar para Portugal e alguém falar em “boceta”, não precisa se ofender. É que, lá, o termo não tem nada de palavrão. Significa apenas “caixa” ou “caixinha”.

3. Já que o assunto é esse, que tal levar uma pica? Pois é… Para os nossos amigos lusitanos, “pica” é uma gíria para se referir a uma injeção. Então, só precisa se preocupar se tiver medo de agulha.

4. Seu colega de trabalho fala pelos cotovelos e você não pode dar uma alfinetada nele? Sugerimos alguns sinônimos para o termo “tagarela”: loquaz, verboso e palrador. Vai que ele para de falar por uns minutos, até encontrar o significado em algum lugar.

5. A palavra “concerto” mudou radicalmente de sentido ao longo da história. Se, hoje, faz referência a algo feito em conjunto, em acordo, na sua origem, o significado era o oposto. O termo latim concertare remetia a disputar, brigar, separar. O fato é que, agora, não dá mais para consertar.

Abaixo, relembre as outras edições de As cinco do português.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s