ABL lança aplicativo para tirar dúvidas sobre o português… E a gente testou!


volp

A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou, nos últimos dias, um aplicativo gratuito para tirar dúvidas sobre a grafia e a classificação gramatical de 381 mil verbetes do nosso idioma, já atualizados segundo as novas regras. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) está disponível tanto na App Store, para usuários de smartphones e tablets da Apple, quanto na Google Play, para quem utiliza dispositivos com o sistema Android. O LLS fez o teste através de um iPhone e traz cinco comentários sobre o programa.

1) O uso do aplicativo é muito simples. Só há um espaço para inserir a palavra desejada ou parte dela. Aí, basta esperar que os resultados apareçam abaixo. Se você escrever algo errado, simplesmente, surgirá uma mensagem de que nenhum termo foi encontrado. Para mim, isso poderia ser melhorado, adotando algo como o “você quis dizer…” do buscador Google.

2) Algumas palavras são expostas juntamente com a sua forma no plural, o que é, especiamente, útil para composições como “guarda-roupa”, “porquinho-da-índia” e “água-viva”.

3) Todos os termos encontrados têm sua classificação gramatical apresentada. O aplicativo informa, por exemplo, se é substantivo ou adjetivo, se é uma palavra masculina ou feminina e, às vezes, até mesmo a forma correta de pronunciar determinada letra (se o E tem som fechado ou aberto, por exemplo).

4) A classificação gramatical só é um pouco problemática pelo fato de utilizar o sistema adotado em dicionários. Por exemplo: na palavra “amora”, a única informação é “s.f.”, que designa substantivo feminino. Como o aplicativo não traz um glossário do que cada sigla significa, podem surgir dúvidas quanto a esse ponto.

5) Nem pense em baixar o aplicativo para ver o significado de alguma palavra. Não vai encontrar nada. A ideia do Volp é mesmo mostrar qual é a forma correta de escrever. Aos que querem um dicionário, a dica é procurar no Google Play ou na App Store. Já existem programas com esse intuito (alguns, gratuitos).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s