5 curiosidades do português – parte 11


cinco português

Nesta semana, o autor deste blog começou uma nova experiência profissional, a primeira na área jurídica. E assim, logo de cara, recebeu uma grande dica sobre a língua portuguesa. É com ela que tem início a nova edição de As cinco do português. Confira:

1.  Conhece a do Mário? Calma, não é mais uma piadinha maldosa. A do Mário, na verdade, é uma “regra” do nosso idioma, referente aos verbos terminados em “iar”. Todos eles são regulares, com exceção de cinco, cujas primeiras letras formam a palavra “Mario”. Para “mediar”, “ansiar”, “remediar”, “incendiar” e “odiar”, a conjugação é diferente. Quer um exemplo? Lá vai, no presente do indicativo: “Enquanto COPIO um poema, ANSEIO pela hora da partida.”

2. Em tempos de campanha eleitoral, não faltam frases de efeito por aí, certo? Lembre-se que a maioria delas tem carga conotativa, isto é, trazem elementos não literais, como figuras de linguagem. Um exemplo é o rótulo de “velha raposa da política”. Já nos textos jornalísticos (em tese!) e científicos, percebe-se a denotação, com a tentativa de emprego do sentido restrito dos termos. Seguindo o exemplo anterior: “A raposa da espécie X está ameaçada de extinção”.
3. Onde você reside? Se responder a esta pergunta com “resido à rua X”, sinta-se um sem-teto. É que o certo é utilizar a preposição “em”. No caso, as pessoas residem NA rua X. O mesmo vale para verbos equivalentes, como morar e situar(se).

4. A gratidão é linda, não é? E mais ainda se for demonstrada corretamente! A dica é: você não agradece a alguém por alguma coisa (ex: Agradeço a vocês pela preferência), mas a alguém alguma coisa (Ex: Agradeço a vocês a preferência).

5. “Soube que seus negócios estão bombando… É verdade que o lucro aumentou em 10%?” Não! Não é verdade. Verbos como “aumentar” e “cair” não admitem a preposição “em”. Diga apenas que aumentou ou caiu 10%.

Veja as edições anteriores de As cinco do português:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9

Parte 10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s