5 curiosidades do português – parte 12


cinco português

A linguagem popular, do cotidiano, às vezes, prega peças. Ora, nos coloca em dúvida entre duas palavras semelhantes, ora, nos faz acreditar que uma expressão está correta, apenas pelo fato de ser repetidamente proferida daquela maneira. A nova edição de As cinco do português ajuda a solucionar alguns desses problemas. Confira:

1. Para tirar aquela dúvida de uma vez por todas: se seu candidato for eleito, ele irá cumprir um mandato. Mandado é outra coisa, uma ordem judicial. É fácil decorar: ordenar é sinônimo de mandar, ou seja, se algo é ordenado, é mandado.

2. “Nem tudo pode ser perfeito, nem tudo pode ser bacana. Quero ver o cara sentar numa praça, asso_iar e chupar cana”. E aí, como preencher a letra de Benito di Paula? Bem, a rigor, o cantor e compositor utiliza a forma “assobiar”. Mas, se você está mais acostumado a “assoviar”, fique à vontade. As duas grafias estão corretas.

3. Se você quer falar de alguém no meio da multidão, cuidado. Ao usar a construção “um dos que ________”, lembre-se de empregar o verbo no plural, já que ele se refere ao conjunto de pessoas que o realizou, e não àquele indivíduo destacado. Exemplo: “Um dos que jogaram na partida de ontem…”

4. Não utilize o acento grave (da crase) após a preposição “desde”. É um erro comum quando se trata de horário, como na frase “A loja está aberta desde às 8h”. O correto é escrever “desde as 8h”.

5. Quem já jogou Banco Imobiliário sabe a dor que é pegar a cartinha do “Revés”. Mas… E quando isso acontece muitas vezes? Significa que o participante sofreu vários reveses ou revezes? É só seguir a lógica e manter o “S” em seu lugar. Afinal, a forma “revezes” é apenas o presente do subjuntivo do verbo “revezar”, para a segunda pessoa do singular: “Que tu revezes”.

Veja as edições anteriores de As cinco do português:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9

Parte 10

Parte 11

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s