5 curiosidades do português – parte 13


cinco português

Dá até medo de falar em “parte 13” no meio de toda essa discussão acalorada sobre a campanha presidencial. Mas é o jeito, certo? Confira as novas dicas e curiosidades do nosso idioma.

1. Se você viajar para a Argentina, cuidado para não chamar alguém de “otário”. Sim, ele vai entender. Afinal, esse adjetivo não tão simpático foi importado pelos brasileiros entre as décadas de 1920 e 1930, tornando-se popular por aqui graças ao tango “Se acabaron los otarios”. Originalmente, a palavra “otária” é o nome de uma espécie de foca pouco inteligente, mas moradores da periferia de Buenos Aires e redondezas acabaram adotando-a como gíria.

2. “Duas colheres de sal, um fio de azeite e tcharã: o prato fica para lá de sápido!” Mesmo sem ser um chef, não custa saber: “sápido” é um sinônimo para saboroso, gostoso e, consequentemente, um antônimo para insípido.

3.  “Que folga é essa? Está de férias ou de greve?”. Se você for responder a essa pergunta abusada, não hesite. Pode dizer: “Nenhum dos dois”. Isso porque a preposição correta para essas construções é “em” (“em férias” e “em greve”, no caso), empregada no sentido de “à maneira de”.

4. Em tempos de eleição, sempre vai haver alguém para falar em “ciclo vicioso”. Não dê ouvidos a ele. A expressão correta é “círculo vicioso”.

5. Para fechar, uma dica que imaginei ser desnecessária. Puro engano. A julgar por comentários lidos nas últimas semanas, em relação à cobertura jornalística das campanhas eleitorais, o alerta é essencial: quem toma parte de alguém é “parcial”; quem não toma é “imparcial”. Para não confundir, basta pensar no prefixo “im”, de carga negativa.

Veja as edições anteriores de As cinco do português:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9

Parte 10

Parte 11

Parte 12

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s