5 curiosidades do português – parte 14


cinco português

Para você não pagar mico na hora de falar e escrever, fique atento às novas dicas e curiosidades da língua portuguesa. Só para começar… Que tal conhecer a origem da expressão “pagar mico”?

1. Segundo o dicionário Houaiss, tudo começou com o jogo do mico, no qual os participantes puxam cartas estampadas com figuras de animais. O objetivo é formar pares das espécies, coisa que só não é possível com o mico preto, retratado em apenas um papel. Assim, quem o pegar precisará pagar uma prenda… Ou um mico.

2. E, quando você vê alguém pagando mico, fica com uma dó daquelas? Se fica, considere-se um(a) insensível. Isso porque o substantivo “dó”, relativo a pena, compaixão e sentimentos afins, na verdade, é masculino.

3. Você prefere assinar uma revista bimestral ou bimensal? Se estiver com pouco tempo para ler, talvez a primeira seja a melhor opção. É que uma publicação bimestral (como trimestral, semestral, etc) é aquela impressa a cada dois meses, enquanto a bimensal sai da gráfica duas vezes por mês.

4. Paralisação, paralisar. Atualização, atualizar. Pouso, pousar… Em resumo: S com S e Z com Z. Fácil, não é? O problema é que nem sempre a lógica predomina. Quer ver? Pense no substantivo “catequese”. O verbo referente a ele não é “catequisar”, mas, sim, “catequizar”.

5. E, por falar em S e Z, que tal aprender a diferença entre “coser” e “cozer”? O primeiro verbo é sinônimo de costurar, enquanto o segundo é o mesmo que cozinhar.

Veja as edições anteriores de As cinco do português:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9

Parte 10

Parte 11

Parte 12

Parte 13

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s