Dilma já estaria reeleita… nas terras dos “escritores-políticos”


Se dependesse das terras natais de cinco grandes escritores-políticos, Dilma não precisaria nem tirar a faixa

Se dependesse das terras natais de cinco grandes escritores que entraram (ou quase) para a política, Dilma não precisaria nem tirar a faixa de presidente

A presidente Dilma Rousseff já estaria com o segundo mandato garantido, se as eleições tivessem ocorrido somente nos municípios dos cinco grandes escritores que entraram (ou quase) para a política (clique aqui para ler o post sobre eles). Considerando o primeiro turno nessas cidades, a petista conquistou 738.554 eleitores, contra 318.896 de Aécio Neves. Fazendo uma média aritmética dos percentuais obtidos pelos dois candidatos, teríamos 53,7% para ela e 25,17% para ele. Considerando o total de votos válidos (1.450.692), o placar seria 50,91% a 21,98%.

Reforçando o cenário real, nossa pesquisa curiosa (que não vale de nada, saliente-se!) revelou que a presidente tem mesmo muita força no Nordeste. Afinal, dos cinco escritores mencionados no post anterior, quatro nasceram na região e, em todos os seus respectivos municípios, Dilma foi a candidata mais votada no primeiro turno. Confira os percentuais, em ordem crescente:

  • Itabuna, Bahia (Jorge Amado): 44,09% para Dilma e 18,56% para Aécio
  • Fortaleza, Ceará (José de Alencar): 51,63% para Dilma e 20,1% para Aécio
  • Pinheiro, Maranhão (José Sarney): 67,1% para Dilma e 9,89% para Aécio
  • Quebrangulo, Alagoas (Graciliano Ramos): 67,98% para Dilma e 18,56% para Aécio

Só mesmo a cidade do poeta Carlos Drummond de Andrade ficou do lado do tucano. Em Itabira, Minas Gerais, ele conquistou 42,57% dos votos, enquanto Dilma apareceu na segunda colocação, com 37,73%. Não custa lembrar que o estado tem sido muito citado nos debates e propagandas eleitorais, por ser a terra natal dos dois candidatos que chegaram ao segundo turno e, ainda, por ter sido governado por Aécio Neves, entre 2003 e 2010. Agora que você já sabe quais teriam sido os resultados nas terras natais dos escritores-políticos, tome uma atitude decente: esqueça este post e vote em quem você acha melhor para o futuro do país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s