5 curiosidades do português – parte 15


cinco português

Às vésperas do fim das eleições mais acirradas das últimas décadas, o LLS traz mais cinco dicas e curiosidades da nossa língua portuguesa. Recomendamos que você não entre em discussões acaloradas, mas, se for falar de pesquisas e votos, por favor, dê uma olhadinha no item 5 deste post. Garantimos que será bastante útil.

1. “Esqueci…” ou “Esqueci-me”? Bem, depende do que vem depois. Se quiser usar a primeira forma, continue a frase diretamente, já que o verbo é transitivo direto. O segundo modelo exige a preposição “de”. Assim, são corretas as frases “esqueci o presente” e “esqueci-me do presente”, por exemplo. O mesmo vale para “lembrar”.

2. Os portugueses podem até ter colonizado o Brasil, mas, pelo jeito, quiseram aproveitar o tupi na hora de batizar cidades e estados. Entre os nomes de localidades criados com o idioma indígena, estão Sergipe (que significa “rio dos siris”), Paraná (rio afluente), Pará (mar), Ipanema (água suja) e Curitiba (pinheiral).

3. No rol dos temas que sempre têm espaço em campanha eleitoral, estão os tributos e a corrupção. Se você quiser falar sobre isso com um português, cuidado para não ofender! É que, para os amigos lusitanos, “propina” é uma taxa cobrada pelo Estado por alguns serviços educacionais.

4.  “Um motel de beira de estrada…” Você já pensou que, no fundo, essa descrição é redundante? Afinal, a palavra “motel” é uma junção de “motor” e “hotel”. O termo, criado nos Estados Unidos, designa justamente os alojamentos próximos a rodovias, cuja finalidade era abrigar os motoristas e viajantes. No Brasil, é que virou sinônimo do que você já conhece…

5. Para fechar, uma dica que mistura matemática e português. Se o seu candidato à presidência vencer por 55% contra 45% do adversário, não significa que a vantagem foi de 10% (dez por cento). O correto, nesse tipo de comparação, é falar em dez pontos percentuais. Afinal, 10% de 45% seriam 4,5%. Percebeu a diferença?

Veja as edições anteriores de As cinco do português:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9

Parte 10

Parte 11

Parte 12

Parte 13

Parte 14

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s