5 curiosidades do português – parte 16


cinco português


Muita gente parece não ter percebido que as eleições passaram e que é hora de desarmar os palanques. Já tem até quem fale em golpe, revolução, intervenção militar. O fato é que esse pessoal está precisando mesmo é espairecer. Ou seria desparecer? Isso depende…

1. Se você só quer que os insatisfeitos se acalmem, busquem alguma distração, o correto é sugerir que espaireçam. É que convidá-los a desparecer é um tanto mais radical. O verbo, pouco usado no sentido correto, é sinônimo de desaparecer, sumir.

2. Afinal, a quem essas manifestações favorecem? Resposta: a ninguém. O verbo “favorecer”, assim como “prejudicar” e “beneficiar”, é transitivo direta, não comportando uma preposição posterior. Logo, as manifestações favorecem alguém.

3. Em tempos de acirramento político, os muros da cidade logo aparecem como uma boa opção para quem quer transmitir sua mensagem. Se você pensa que isso é uma forma de agressão ao patrimônio, pode chamar de “pichação”. Nunca de “pixação”, por favor… A não ser que você queira combater violência com violência (à língua portuguesa).

4. Já que o assunto é a diferença entre “ch” e “x”, cuidado para não confundir “taxar” com “tachar”. O primeiro verbo refere-se à cobrança, à implantação de um tributo, por exemplo. Já a segunda forma tem sentido semelhante ao de “rotular”, “classificar”.

5. Você sabia que uma das alcunhas do nosso idioma é “a última flor do Lácio”? A expressão foi registrada pelo escritor parnasiano Olavo Bilac e faz referência à região de Lácio, na Itália, onde se falava latim. Como o português foi a última das oito derivações daquela língua, acabou ganhando o formoso apelido.

Veja as edições anteriores de As cinco do português:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9

Parte 10

Parte 11

Parte 12

Parte 13

Parte 14

Parte 15

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s