5 curiosidades do português – parte 17


cinco português

Um “s” a mais aqui, uma troca de “r” por “n” ali, uma redundância imperceptível acolá… E, assim, a gente vai se acostumando a falar e escrever de forma incorreta. Confira as novas cinco dicas de português do Livro Leve Solto.

1. Recentemente, li alguns textos que continham as palavras “desmistificar” e “desmitificar”. Mas qual é a diferença entre elas (além do “s” entre o “i” e o “t”, é claro)? Bem, desmistificar é retirar o status de místico, geralmente fazendo referência a uma coisa, evento, etc. Já desmiticar é eliminar o caráter de mito, o que, obviamente, combina com pessoas, personagens… A diferença é sutil, mas suficiente para determinar qual palavra deve ser usada em cada caso.

2. Tempos atrás, entrei em discussão com amigos sobre o nome do local onde os helicópteros pousam. Alguns diziam que era “heliponto”; outros defendiam o termo “heliporto”. Terminamos a noite sem uma resposta. Ei-la aqui! Se você está falando de lugares mais estruturados, com área de embarque e desembarque, por exemplo, o correto é utilizar “heliporto”. Os helipontos são espaços mais simples, de aterrissagem e decolagem.

3. Um professor muito preocupado com o significado mais apropriado das palavras acabou escorregando em um erro (mais do que) comum. Falando sobre algumas opções de textos legais, ele usou a expressão “outra alternativa”. Acontece que o prefixo “alter” já carrega a ideia de “outro(a)”, sendo tal construção uma redundância.

4. Já que estamos falando de erros frequentes, preste atenção para, de agora em diante, escrever textos decentes. Sim, decentes! Quando você escreve “descente”, com “s”, está se referindo a algo que desce, e não a alguma coisa de qualidade, apresentável…

5. Quanto a este último equívoco, faço mea culpa por toda a vida. Quem é apaixonado por alguma coisa é “aficionado”, apenas com um “c”. E mais: a rigor, ninguém é aficionado por futebol, por exemplo. As preposições mais adequadas, neste caso, são “a” e “de”.

Veja as edições anteriores de As cinco do português:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9

Parte 10

Parte 11

Parte 12

Parte 13

Parte 14

Parte 15

Parte 16

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s