Alice no país das realidades: a menina que inspirou o clássico de Lewis Carroll


Alice Liddel, em ensaio fotográfico da década de 1860

Alice Liddel, em ensaio fotográfico feito por Lewis Carroll, na década de 1850

Alice Pleasance Liddel. Conhece? Aposto que sim. Pelo menos, na sua versão fantástica…

Esse era o nome completo da garota que inspirou Lewis Carroll a escrever o clássico infantil Alice no país das maravilhas, lançado em 1865, e o livro Através do espelho, de 1872. Neste 15 de novembro (ou 16, segundo alguns autores), completam-se 80 anos da morte da Alice de carne e osso.

Nascida em 1852, em Westminster, na Inglaterra, Alice Liddel era filha do vice-reitor da Universidade de Oxford, onde Lewis Carroll trabalhava como professor de matemática. Eles se conheceram em abril de 1856 e a menina acabou tornando-se bastante próxima do escritor (então, com 24 anos), conhecido por sua afeição por crianças – e, especialmente, meninas. Afeição, aliás, que sempre esteve sob a suspeita de pedofilia.

Alice no país das maravilhas surgiu durante um passeio de barco pelo rio Tâmisa. Lewis Carrol a criou na hora, de improviso, para entreter as três irmãs Liddel, e Alice pediu que ele passasse a história para o papel. O autor atendeu ao desejo da garota e lhe presenteou com um manuscrito, que, mais tarde, serviria de base para o livro mundialmente celebrado. A “relíquia” foi vendida por Alice, quando ela precisou de dinheiro para manter a casa após a morte do marido, e, atualmente, está na British Library, a biblioteca nacional da Inglaterra, localizada em Londres.

Embora tenha se desfeito do manuscrito, Alice não pode ser considerada indiferente às histórias criadas por Carroll em sua homenagem. Durante a vida adulta, ela esforçou-se em divulgar a obra do amigo de infância, com quem deixou de ter contato ainda jovem, por proibição dos seus pais. Após a morte do escritor, foram descobertos registros pessoais em que ele revelava que guardara, na lembrança, a imagem de Alice Liddel como “aquela garotinha de 7 anos”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s