5 curiosidades do português – parte 18


cinco português

Excepcionalmente, a nova edição de “As cinco do português” veio ao ar apenas na sexta-feira. É que a semana não está das mais fáceis para o autor do blog. Desculpem pelo atraso e aproveitem mais dicas e curiosidades sobre a nossa língua-mãe.

1. O que arara, ovo e radar têm em comum? Nada? Errado. Perceba que todas podem ser lidas de frente para trás e de trás para a frente. É o que chamamos de palíndromo. O mesmo pode acontecer com frases, como, por exemplo, “Socorram-me. Subi no ônibus em Marrocos”.

2. Esta vale para todo mundo e, especialmente, para os estudantes de direito. Remição, do verbo “remir”, significa resgate, salvação, libertação. Enquanto isso, remissão equivale a perdão, sendo “remitir” o verbo correspondente.

3. Erro frequente na hora de conjugar o verbo “intervir”. Se uma terceira pessoa chegou para resolver a situação – ou, simplesmente, para dar um pitaco -, diga que ela “interveio”, e não que “interviu”. É só pensar no verbo “vir”, que encerra a palavra, e fazer a adaptação.

4. Você deve ter visto que o chocolate está ameaçado de extinção, não é? Será que vai dar para salvar o brigadeiro? Se não der, pelo menos, vale ficar sabendo que o docinho foi criado aqui no Brasil, por eleitores do candidato à presidência Eduardo Gomes, em 1945. O nome vem, justamente, do fato de o político ter a patente militar de brigadeiro. No Rio Grande do Sul, entretanto, chamam-no de “negrinho”.

5. Por falar em variação da língua conforme a região, vamos a dois casos curiosos e mais saudáveis do que o brigadeiro. Aipim, mandioca e macaxeira são três formas de chamar a mesma raiz. Da mesma forma, acontece com a pinha, que, em alguns estados do país, é conhecida como fruta do conde.

Veja as edições anteriores de As cinco do português:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9

Parte 10

Parte 11

Parte 12

Parte 13

Parte 14

Parte 15

Parte 16

Parte 17

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s